Dicas de Saúde para Hipertensos

Com uma média preocupante, a Hipertensão atinge níveis impressionantes no Brasil. Já temos em nossa população 40 milhões de hipertensos sendo que sua grande…

Com uma média preocupante, a Hipertensão atinge níveis impressionantes no Brasil. Já temos em nossa população 40 milhões de hipertensos sendo que sua grande maioria não segue os tratamentos médicos, de acordo com o Ministério da Saúde. E agravando este quadro, muitos sequer sabem que sofrem desta doença que provoca consequências gravíssimas como o infarto e o derrame cerebral. Os idosos merecem uma atenção especial, pois são os mais atingidos pela Hipertensão e sofrem frequentemente com a pressão alta. Dados do Ministério da Saúde comprovam que 70% da população chamada “Terceira Idade”, ou seja, idosos com mais de 65 anos sofrem de Hipertensão.

Você sabe se é hipertenso? Basta aferir sua pressão arterial. Se estiver acima de 14 por 9, é um sinal de alerta. Diabéticos, indivíduos que apresentam insuficiência renal ou problemas cardíacos necessitam de um monitoramento da pressão arterial e cuidados mais rígidos. Mas a juventude não está livre deste mal, infelizmente. Embora as taxas sejam menores, alimentação inadequada, abuso no consumo de sal, gordura, álcool, fumo e o sedentarismo contribuem para o aumento dos riscos da doença.

Existem tratamentos eficazes para controlar os perigos da Hipertensão. Desde que seguidos à risca. O mercado farmacêutico disponibiliza medicamentos que produzem resultados satisfatórios e alguns cuidados bem simples podem ajudar a combater e controlar a doença de forma significativa. Os hipertensos devem evitar o sal em sua alimentação. Ele já se encontra presente na composição de diversos nutrientes não sendo necessário adicionarmos mais, após os pratos prontos.

Fiquem de olho na balança, evitando ao máximo o ganho de peso que não traz nenhum benefício e só aumenta os riscos de contrairmos a Diabetes e doenças cardíacas. Praticar exercícios físicos é imprescindível. E devem ser realizados com regularidade. Na medida do possível evitem o estresse, a tensão que ele provoca e o desgaste emocional. Nosso organismo reage a todo e qualquer tipo de tensão influenciando diretamente na pressão arterial. A Hipertensão é conhecida como a “inimiga silenciosa”, por não apresentar nenhum sintoma em seu primeiro estágio na grande maioria dos indivíduos. Apenas através do monitoramento da pressão arterial, observando se ela permanece alta é que se pode configurar um quadro hipertensivo. Este acompanhamento pode ser feito na rede de saúde pública, em postos de saúde, ambulatórios.

Continuar Lendo  Saibas quais os Benefícios da Beterraba

As reclamações que os hipertensos apresentam são dores de cabeça, cansaço, tonturas. Sintomas mais comuns. Não seja displicente com sua saúde. Tratando-se de uma doença que não apresenta sinais logo no seu início, procure verificar regularmente como está a sua pressão arterial. A prevenção é o primeiro cuidado a ser tomado por todos. Portanto, previna-se e mantenha uma saúde sempre saudável.

 

Top