Dicas de saúde para bebês recém nascidos

Está procurando por Dicas de saúde para bebês recém nascidos? Nessa fase tão frágil, precisamos saber todos os cuidados necessários para que o bebê…

Está procurando por Dicas de saúde para bebês recém nascidos? Nessa fase tão frágil, precisamos saber todos os cuidados necessários para que o bebê esteja sempre bem e saudável. O bebê recém-nascido já consegue enxergar, ouvir, sentir cheiros e paladares logo após o nascimento. O recém-nascido sente gostos, preferindo mais alimentos doces do que amargos e consegue distinguir cheiros agradáveis de ruins, por isso não se deve colocar perfume e evitar produtos de limpeza com cheiro forte. São esses e muitos outros cuidados que devem ser tomados com este anjinho que acabou de chegar.

Dicas de saúde para bebês recém nascidos - Muitos pais ficam preocupados se irão saber cuidar do seu bebê assim que ele nasce (Foto: Divulgação)

 Dicas de saúde para bebês recém nascidos

Confira abaixo dicas de saúde para bebês recém nascidos:

Cólicas – As cólicas são normais. Fazem parte do amadurecimento natural do sistema digestivo do pequeno. E não adianta medicar ou dar produtos naturais. Isso pode ser até perigoso, causando intoxicações. O melhor remédio é o leite materno. Aquecer a barriga, aconchegar o bebê e deixá-lo na posição fetal também são medidas que ajudam a contornar a situação. Choro de cólica é aquele mais intenso, que começa e termina de forma repentina.

Banho – Muitas mamães se preocupam com a hora de dar banho para que o bebê não fique gripado. O critério é pessoal. Pode ser em qualquer horário. O mais importante é verificar a temperatura da água com a parte sensível do seu braço, ou com o punho. Se estiver morna, coloque o bebê ali sem receio. Não há necessidade de termômetro. Mas, caso queira usá-lo, veja se marca algo entre 36 e 37 ºC.

Fique atento a temperatura do banho (Foto: Divulgação)

Cocô – No começo, o bebê evacua a cada mamada. Como ele só se alimenta de leite, é absolutamente normal que as fezes sejam pastosas. Em alguns casos, podem até ser líquidas com gruminhos. Por isso, não precisa se preocupar: ele não está com diarreia. A cor também é bastante característica: amarelo-ouro.

Leia Também:  Benefícios do Tomate para a Saúde

Arrotar após mamar – O bebê não precisa necessariamente arrotar, mas o ritual do colo é fundamental e tem de ser repetido depois de cada mamada. Deixe a criança em posição vertical deitada de barriga sobre seu tórax e dê tapinhas muito sutis nas costas. Ele deve arrotar logo. Se ele não arrotar após 15 minutos, você pode deitá-la sem medo.

Frio e calor – O excesso de roupa pode causar até febre ou desidratação no bebê. Fique atenta a isso. A sensação de frio do recém-nascido não é muita diferente da sua.

Higiene – Visitas podem carregar o bebê, porém nada de beijo. Exija também que todos lavem as mãos. E gente espirrando nem deve passar perto do pequeno – o melhor é aparecer outro dia.

Com o bebê é importante ter cuidado para carregá-lo (Foto: Divulgação)

Afta no recém nascido

Ainda dentro das dicas de saúde para bebês recém nascidos, temos a Afta que pode dar enquanto seu bebê ainda está mamando.  é uma infecção comum causada por leveduras e que pode passar da mãe para o bebé durante a amamentação. A levedura (chamada Candida albicans) cresce em áreas quentes e húmidas. A boca do bebé e os mamilos da mãe são locais perfeitos para o seu crescimento. Os sintomas de afta na mãe são os mamilos de coloração rosa intenso, que estão sensíveis ou causam desconfortos durante e imediatamente após a amamentação. Os sintomas de afta no bebé incluem manchas brancas e aumento da vermelhidão na boca do bebé.

Muitas mulheres não higienizam a boca de seus bebezinhos após amamentação, acontecendo assim a afta no pequeno (Foto: Divulgação)

Por esta razão, nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir, dê a ele uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo seu dentista. Ao amamentar, não deixe o bebê se alimentar continuamente. E após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou uma gaze umedecidos em água boricada.

Leia Também:  Luvas: dicas, como usar

 

Top