Dicas de Roteiro de Cinema

Um filme que chega às grandes telas de cinema tem uma coisa em comum: o roteiro. Trata-se da base de todas as histórias cinematográficas,…

Por Redacao em 11/08/2011

Um filme que chega às grandes telas de cinema tem uma coisa em comum: o roteiro. Trata-se da base de todas as histórias cinematográficas, onde são definidos todos os detalhes, como se fosse um esqueleto. É lá que estão os diálogos, as marcações de cena e outros detalhes essenciais para que os personagens ganhem vida. O roteiro é o primeiro passo de tudo e sem ele é quase impossível concretizar um filme de qualquer dimensão.

Se você é apaixonado por cinema e tem curiosidade em saber como um roteiro é feito ou, ainda, se você pretende atuar profissionalmente como roteirista, é necessário estudar. No entanto, caso não seja a hora de iniciar um curso, existem algumas dicas interessantes que podem ajudar no início, veja só.

– Mesmo que você não esteja matriculado em um curso procure estudar por conta própria. Existem muitos livros especializados no tema e uma dica preciosa é participar de algum dos vários grupos de discussão que existem na Internet. O aprendizado e a troca de ideias são dois passos importantes para quem pretende se tornar um roteirista profissional. No site da Editora Imprensa Oficial, é possível fazer o download gratuito de diversos livros voltados para essa área. Acesse e faça uma pesquisa: http://aplauso.imprensaoficial.com.br/lista-livros.php

– Um roteiro de cinema deve seguir um padrão estabelecido internacionalmente. Antes de começar a escrever o seu, é essencial que você saiba qual modelo deve seguir para evitar o trabalho extra. No livro “Como Formatar o seu Roteiro”, de Hugo Moss, é possível encontrar dicas preciosas para esta etapa do aprendizado.

– Participe de um concurso de roteiros. Além de ser uma chance de mostrar seu trabalho, você pode concorrer a prêmios.

– Treine bastante. Ao assistir filmes, tente imaginar como o roteiro foi construído. O exercício contínuo faz com que o aprendizado se torne mais fácil.

Curso on-line

No Portal Tela Brasil, especializado em ensino da arte audiovisual, é possível fazer dois cursos gratuitos e virtuais sobre roteiros. Os cursos são separados em oficinas diversas, que incluem Direção, Fotografia, Novas Mídias, entre outros. Para quem deseja aprender um pouco mais sobre roteiro, as opções são Enredo e Formatação.

Na oficina de Enredo, o aluno é estimulado a construir uma sinopse para o filme através de figuras que são estrategicamente combinadas. A oficina de Formatação, indicada para quem já fez o módulo dedicado ao Enredo, é ideal para quem pretende aprender a escrever um roteiro especificamente. A partir de um filme que é disponibilizado, o aluno deve descrever as cenas, utilizando o máximo de elementos que devem estar presentes em um roteiro.

Além das oficinas guiadas, o Portal Tela Brasil oferece mais material: são nove textos sobre assuntos como suspense, personagens e criação, além de dicas de bibliografia, filmografia e links úteis para guiar a pesquisa sobre roteiros. Para conhecer o material, acesse: http://www.cinetelabrasil.com.br

Top