Dicas de prevenção contra gripe H1N1

Dicas de prevenção contra gripe H1N1 são muito importantes e ajudam a se manter distante dessa perigosa doença, que já teve casos detectados em…

Dicas de prevenção contra gripe H1N1 são muito importantes e ajudam a se manter distante dessa perigosa doença, que já teve casos detectados em 11 estados e no Distrito Federal, até o mês de março, resultando na morte de 46 pessoas.

Dicas de prevenção contra gripe H1N1 (Foto Ilustrativa)

Dicas de prevenção contra gripe H1N1 (Foto Ilustrativa)

Também conhecida como “gripe A”, a gripe H1N1 chegou mais cedo em alguns lugares do Brasil, neste ano de 2016, já que a sua maior incidência é durante o inverno. Doença respiratória aguda, ela é causada por um subtipo do vírus influenza e apresenta algumas diferenças em relação à gripe comum.

Os sintomas da gripe H1N1 incluem desconforto respiratório, falta de ar, queda de pressão, dores de cabeça e no corpo, febre alta, dor de garganta e aumento da frequência respiratória, entre outros sinais. A maior preocupação é com a Síndrome Respiratória Aguda Grave, que tem causado várias mortes.

Gripe, resfriado e dengue: quais as diferenças

Dicas de prevenção contra gripe H1N1

Lave as mãos com água e sabão várias vezes ao dia (Foto Ilustrativa)

Lave as mãos com água e sabão várias vezes ao dia (Foto Ilustrativa)

Como se prevenir contra a gripe H1N1? Primeiramente, é preciso saber que as principais formas de transmissão do vírus H1N1 são através do contato direto com o muco produzido por pessoas contaminadas e pela inalação de gotículas emitidas quando o doente espirra ou tosse.

Ou seja, para se proteger da gripe A é preciso lavar as mãos com frequência, usando água e sabão, principalmente depois que voltar da rua. Você também pode usar álcool gel para higienizar as mãos, em ocasiões nas quais não é possível lavá-las (mas lembre-se que se houver contato com secreção, usar água e sabão é fundamental).

Mantenha a casa sempre limpa e arejada (Foto Ilustrativa)

Mantenha a casa sempre limpa e arejada (Foto Ilustrativa)

Gripe A: sintomas, cuidados e tratamento

Leia Também:  Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2013

Além disso, cubra a boca quando for tossir ou espirrar e evite levar as mãos aos olhos, nariz e boca. Usar máscaras de proteção é outra alternativa, mas não há maiores evidências de que os modelos mais simples realmente sejam úteis para evitar a transmissão.

Outras maneiras de proteção contra o vírus influenza são manter uma dieta saudável (isso fortalece o sistema de defesa do organismo), deixar os ambientes sempre limpos e arejados e usar lenço descartável para espirrar ou tossir.

Vacina contra H1N1

A vacinação contra gripe H1N1 é outra importante medida de prevenção (Foto Ilustrativa)

A vacinação contra gripe H1N1 é outra importante medida de prevenção (Foto Ilustrativa)

A vacinação contra gripe H1N1 é considerada a melhor forma de prevenir essa doença. Uma das vacinas disponíveis é a trivalente, que imuniza contra três tipos do vírus influenza, e a outra é a tetravalente, que protege contra quatro versões do vírus.

Como surgiu a Gripe A – H1N1 (Suína)

A campanha de vacinação contra gripe 2016 começa neste mês de abril, em todo o Brasil, e quem faz parte do grupo de risco (idosos, crianças, gestantes e indígenas, entre outros), terá acesso à vacina gratuita contra gripe.

Se você não faz parte do grupo de risco, mas deseja ser imunizado, a saída é procurar a vacina na rede particular de saúde (os preços variam conforme a região).

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top