Dicas de pratos com carne de porco

A carne de porco é considerada pelos médicos como um alimento com grande potencial vitamínico, e também menos prejudicial ao organismo. Por isso ela é inserida na…

A carne de porco é considerada pelos médicos como um alimento com grande potencial vitamínico, e também menos prejudicial ao organismo. Por isso ela é inserida na dieta de várias pessoas. Tem um sabor sem igual e pode ser feita de várias maneiras.

Por ser uma carne com um sabor mais suave e própria para ser degustada fria em canapés e lanches, também pode ser o prato principal de uma refeição. Depois de assada no forno a carne de porco pode ser servida com frutas e farofa que fica uma delicia.

Confira algumas receitas abaixo que farão você se deliciar nas refeições e nos lanches com carne de porco. Não esqueça que a carne de porco deve ser consumida no ponto, bem cozida, não é aconselhável ingerir a carne crua, pois ela pode transmitir a tênia.

Carne de porco agridoce

Ingredientes

– ½ quilo de carne de porco cortada em cubinhos

– ½ xícara de chá de farinha de trigo branca

– ½ xícara de chá de açúcar

– ½ xícara de chá de vinagre

– 1/3 xícara de chá de suco de abacaxi

– 4 colheres de sopa de catchup

– 1 colher de chá de molho de soja

– 2 colheres de sopa de amido de milho

– 2 colheres de sopa de água em temperatura ambiente

– 1 xícara de chá de pedacinhos de abacaxi em calda já escorrido

– óleo para fritar

– sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer

Em um recipiente misture a farinha e o sal, passe a carne de porco no ovo bem batido e depois na mistura de farinha com sal até que todos os pedacinhos estejam bem cobertos.

Continuar Lendo  Sapatilhas no inverno: dicas para usar

Em uma frigideira com bastante óleo frite os pedacinhos da carne até que dourem. Retire e escorra. Reserve.

Em uma panela funda misture os seguintes ingredientes: açúcar, vinagre, suco de abacaxi, o molho de soja e o catchup. Se desejar pode acrescentar a pimenta do reino. Leve a panela ao fogo e deixe levantar fervura.

Misture o amido de milho com água e adicione ao molho mexendo sempre até ferver e engrossar. Reserve.

Junte ao molho que já está pronto a carne de porco os cubinhos de abacaxi. Esquente novamente mexendo sem parar por aproximadamente 5 minutos. Sirva quente. Como acompanhamento pode ser servido arroz branco.

Rende 4 porções

Pernil com molho de abacaxi

Ingredientes

– 1 pernil de aproximadamente 2 quilos

– 250 ml de suco de abacaxi

– 8 dentes de alho

– 2 folhas de louro

– 1 colher de sopa de tempero pronto

– sal e pimenta a gosto

– 5 fatias de bacon

– 10 ameixas pretas se preferir

Modo de fazer

Para o tempero: adicione ao liquidificador o suco do abacaxi, o alho, o louro, o tempero pronto e o sal. Bata até que fique bem triturado. Coloque em um prato refratário e acrescente o bacon frito e as ameixas.

Coloque o pernil em um refratário e faça sulcos sobre ele com o auxilio de uma faca, depois molhe-o com o tempero, dentro dos sulcos coloque as ameixas e o bacon. Cubra tudo com papel alumínio e deixe na geladeira de um dia para o outro, mas se preferir deixe no mínimo por duas horas.

A seguir leve ao forno e deixe coberto com o papel por duas ou três horas, tire o papel alguns minutos antes de servir para que doure. Decore como preferir.

Para o molho coloque o caldo do cozimento em uma panela e acrescente 1 colher rasa de farinha de trigo e mexa até engrossa. Sirva com o pernil. Bom apetite!

Continuar Lendo  Coleção Schutz Inverno 2012

Top