Dicas de Postura para Carregar Mochila Escolar

Confira dicas de postura para carregar mochila escolar de maneira correta e assim evitar possíveis problemas de coluna e postura. Os cuidados devem ser…

Confira dicas de postura para carregar mochila escolar de maneira correta e assim evitar possíveis problemas de coluna e postura. Os cuidados devem ser levados em conta tanto para os modelos de alça de ombro como também os de carrinho.

Dicas de Postura para Carregar Mochila Escolar. (Foto: Divulgação)

Uma grande preocupação de pais e especialistas a respeito da postura de crianças e adolescentes está relacionada ao uso inadequado da mochila escolar. É comum os estudantes carregarem muito peso na mochila devido ao grande numero de livros cadernos, canetas, apostilas, entre outros materiais escolares.  Sem falar do lanche e dos pertences pessoais, que também aumentam o peso.

Se essa carga não for bem distribuída pode acabar provocando constantemente uma postura incorreta que como consequência tende a gerar problemas de coluna como escoliose (coluna em forma de “S”), hiperlordose (aumento do ângulo na curvatura na região lombar) e hipercifose ( conhecida também como “corcunda”).

O peso da mochila escolar requer atenção. (Foto: Divulgação)

Além dos problemas de coluna, o excesso de peso junto com uma postura incorreta para carregar a mochila escolar pode gerar problemas nos joelhos, pés e quadris assim como dores no pescoço, ombros e até mesmo uma possível distensão muscular.

Leia mais: Entenda tudo sobre mochilas e seus modos de uso

Dicas de Postura para Carregar Mochila Escolar

Para evitar diversos problemas de saúde, selecionamos 6 dicas de postura para carregar mochila escolar. Acompanhe:

1. O peso da mochila

A primeira dica é a respeito do peso da mochila escolar. A a carga a ser carregada não deve ultrapassar 10% o peso da criança ou jovem que irá levar a mochila, ex: Um jovem de 45kg não deve carregar uma mochila cujo peso esteja acima de 4,5kg.

Leia Também:  Dicas diárias para unhas bonitas

2. Objetos mais pesados na abertura principal

Procurar colocar os objetos mais pesados sempre na abertura principal da mochila, próximos as costas da criança, pode ajudar também, utilizando os bolsos externos somente para os itens leves.

A mochila deve se adaptar corretamente ao corpo. (Foto: Divulgação)

3. Fundo da mochila ajustado ao corpo

O fundo da mochila deve estar sempre bem posicionado, apoiado na curva da região lombar, pois se estiver muito abaixo ou acima pode agravar problemas de postura.

4. Evite carregar a mochila em apenas um dos ombros

Carregar a mochila com as alças apoiadas em apenas um dos ombros não é recomendado. O ideal é usar uma alça em cada ombro, de modo que o peso fique bem distribuído no corpo.

A má postura pode resultar em problemas de coluna. (Foto: Divulgação)

5. Cuidado com a má postura

Estar atento à má postura também pode ser uma dica útil, uma vez que trata-se apenas de uma questão de habito. A criança deve procurar andar sempre com a cabeça erguida (olhando para frente e não para baixo) e os ombros devem estar para trás, isso pode ajudar a evitar que a coluna seja danificada.

6. Dê preferência a mochila de rodinha

E por último, caso não seja possível evitar carregar menos peso uma boa opção são as mochilas de rodinha, lembrando que a alça das mesmas não deve ser nem maior nem menor que a altura do braço estendido, e se possível a criança deve alternar os braços de 10 em 10 minutos para evitar excesso de esforço.

Aproveite as dicas de postura para carregar mochila escolar. Elas com certeza vão contribuir com a saúde e o bem-estar das crianças.

Leia Também:  7 dicas para não ser uma pessoa chata

Top