Dicas de penteados para usar no trabalho

Manter uma boa aparência no ambiente de trabalho é fundamental, pois muitas pessoas consideram que todos os cuidados com as atividades laborais são refletidos…

Por Editorial MDT em 18/02/2013

Manter uma boa aparência no ambiente de trabalho é fundamental, pois muitas pessoas consideram que todos os cuidados com as atividades laborais são refletidos no visual. Muito além de simplesmente se vestir bem, outros fatores são importantes na formação de uma imagem profissional adequada.

Algumas opções mais elaboradas são belíssimas. (Foto: divulgação)

Detalhes como as unhas feitas e pele bem cuidada são capazes de transmitir a ideia de bons cuidados com a higiene e educação, da mesma forma que manter um penteado inadequado é capaz de dar a impressão de profissional desleixada, enquanto que o oposto poderia dar a ideia de alguém bem-sucedida e eficiente. Veja algumas dicas de penteados para usar no trabalho.

Leia também: Moda trabalho: penteados, cuidados.

O impacto de um cabelo desleixado

Muitas pessoas não concordam, mas os estudiosos na área das relações humanas afirmam que, logo no primeiro encontro, seja profissional ou não, a pessoa faz uma leitura da outra, através da maneira como ela se veste e se comporta. Essa primeira-impressão é algo que acontece automaticamente, sem que ninguém se dê conta.

Por isso, um cabelo sujo, despenteado e mal cuidado é capaz de fazer com que os colegas de trabalho e até mesmo os clientes pensem coisas do tipo “como ela dará conta desse serviço se não consegue nem mesmo arrumar o próprio cabelo?”. Manter as madeixas bem arrumadas é uma tarefa de que deve estar no topo da lista diária de obrigações.

Um bom penteado transmite ideias positivas sobre a imagem da pessoa. (Foto: divulgação)

Melhores opções de penteado para o trabalho

Não é preciso fazer penteados muito elaborados e, na verdade, os mais simples são os preferidos. Confira várias dicas sobre o assunto:

  • É possível usar cortes mais curtinhos, desde que fiquem bem ajeitados, sem frizz e nem muitas pontas espetadas e bagunçadas;
  • Os penteados meio-presos são boas opções. É permitido usar presilhas, desde que sejam super discretas;
  • Rabos de cavalo são práticos e muito elegantes. É necessário que eles sejam feitos do meio da cabeça para baixo, pois os mais altos são muito modernos para o trabalho. Uma dica para dar melhor acabamento é cobrir o elástico com uma mecha de cabelo;
  • As tranças podem ser usadas como uma alternativa ao rabo de cavalo. As melhores são as que ficam um pouquinho mais soltas;
  • Quem tem cabelo longo pode usá-lo solto, desde que não haja franja caindo no rosto o tempo todo, nem frizz e muito menos volume demais.

Principais erros nos penteados para o trabalho

  • Fazer um coque e prender com uma piranha é um dos piores erros que se pode cometer no trabalho. Esse tipo de acessório, assim como aqueles que possuem brilho e são indiscretos, devem ser totalmente abolidos;
  • Colocar vários tique-taques em volta da cabeça é uma gafe. Devem ser usados no máximo dois, desde que sejam da cor dos fios e dispostos da maneira menos infantil possível;
  • É muito feio deixar a raiz do cabelo aparecendo, sendo necessário dar retoques frequentes com tintura.

Leia também: Penteados fáceis e simples: dicas, passo a passo.

Apesar de parecer algo trivial, o cuidado com o cabelo pode dizer muito a respeito de uma profissional. Por isso, é muito importante seguir as dicas e manter um look comportado e adequado para o trabalho.

Top