Dicas de organização para estudantes

Quem é que nunca se esqueceu de fazer uma atividade valendo nota ou algum trabalho importante? Você certamente já deve ter passado por uma…

Por Paulo Lima em 13/03/2012

A falta de organização pode colocar em risco o seu rendimento escolar.

Quem é que nunca se esqueceu de fazer uma atividade valendo nota ou algum trabalho importante? Você certamente já deve ter passado por uma situação dessa, afinal de contas, é normal não lembrar de determinadas coisas diante de tantas tarefas. Entretanto, encarar este problema com naturalidade não é uma boa opção. O estudante precisa ser organizado em seus compromissos, caso contrário poderá ter seu rendimento nos estudos prejudicado.

Se você quer mudar de atitude, saiba que não faltam dicas para te ajudar. A primeira delas é criar uma rotina fixa, especificando as tarefas que você precisa cumprir a cada dia. Outras orientações sobre o assunto estão disponíveis logo abaixo.

Dicas de organização para estudantes

Basta colocar em prática algumas dicas para resolver este problema.

1. Se você não quer ter problemas novamente com os seus trabalhos, marque suas atividades numa agenda ou calendário. Você pode anotar datas de provas, dias que pretende reservar para estudar, entregas de tarefas etc.

2. Separe um local da sua casa onde você possa estudar. O ideal é que este ambiente seja amplo, iluminado, bem arejado e pouco movimentado. Além disso, separe gavetas ou pastas para você colocar o conteúdo de cada matéria.

3. Uma dica interessante é desenvolver um sistema próprio de organização. Por exemplo, use cores diferentes para especificar cada atividade. O vermelho pode ficar com as tarefas mais importantes, como provas e datas de entrega.

É importante ter todas as suas tarefas anotadas numa agenda ou calendário.

4. É importante colocar todos os seus compromissos na agenda, inclusive aqueles que você considera desnecessários, como passeios, viagens etc. Assim, será possível ter um controle maior sobre o seu tempo e organizar melhor os horários para cada atividade.

5. Aprenda a estabelecer limites também para os momentos de lazer. É importante fixar um período para você assistir TV, navegar pela internet ou jogar vídeo game. Caso perca muito tempo nessas atividades, você pode colocar em risco o aproveitamento escolar.

6. Sempre leve a agenda junto com você. Ela deve te acompanhar na escola, em cursos extra-curriculares, enfim, em todos os lugares. Assim, caso se esqueça de alguma coisa, você poderá consultar o seu cronograma para não se perder. Além disso, é importante consultar regularmente o calendário para ficar por dentro dos seus principais compromissos e não deixar nada para a última hora.

Essas dicas já são suficientes para você ser um pouco mais organizado e não se prejudicar por causa da sua falta de atenção.

Top