Dicas de objetos para Decoração para a Sala

Para quem gosta de decoração, a sala de estar costuma ser um grande desafio. Normalmente esse cômodo é o centro das atenções afinal ele…

Por Editorial MDT em 22/05/2011

Para quem gosta de decoração, a sala de estar costuma ser um grande desafio. Normalmente esse cômodo é o centro das atenções afinal ele é de uso social. Sendo o primeiro alvo do olhar das pessoas é normal tanta preocupação com a aparência, sendo normalmente o local escolhido para receber as primeiras mudanças que se possam ser pensadas em caso de reformas ou simplesmente naqueles momentos onde enjoamos do que vemos e desejamos mudanças.

Existem muitas questões na decoração da sala de estar, especialmente a preocupação com detalhes. É um cômodo onde a escolha dos móveis, como sofá, prateleiras, estantes e mesinhas acaba deixando muitas dúvidas, porém trata-se de algo contornável, assim como a cor das paredes. São assuntos que normalmente são pensados poucas vezes porque no fim são a base de qualquer tipo de decoração. Apesar disso há também outros elementos que deixam a escolha mais complicada: itens menores em seus tamanhos, mais fáceis de lidar em termos de mobilidade, mas que também cumprem tarefas cruciais no aspecto visual, sendo que uma simples mudança de posicionamento faz uma grande diferença.

Muitas mudanças em termos de decoração podem ser feitas justamente dessa forma, somente com tais objetos. Alguns deles são atemporais, clássicos. Outros servem exclusivamente para despertar climas e sensações ao seguirem tendências de maneira mais explícita. Eles estão tão presentes no mercado e em preços tão acessíveis que se torna difícil tomar uma decisão. Confira quais são esses aliados:

Alguns objetos de decoração que fazem a diferença:

– Cortinas: A presença ou não de cortinas na sua sala pode transformar toda a atmosfera do cômodo. Seja ela de tecido ou uma persiana, suas cores e seus modelos podem remeter a diferentes tendências, desde o mais clássico, o aconchegante ou o clean.

– Quadros: Algumas pessoas preferem ter as paredes limpas, mas outras gostam de ter quadros por perto. O tipo de desenho ou de artista faz a diferença. A escolha desse tipo de elemento diz muito sobre a personalidade dos moradores da casa.

– Posters: Uma tendência bem atual é usar posters na decoração, especialmente aqueles de estilo vintage, que resgatam as décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960. São posters de propagandas ou fotos de atores famosos e filmes da época que são capazes de despertar o espírito de nostalgia. É um elemento que, assim como os quadros marcam realmente presença por onde passam.

– Tapetes: Existem muitos no mercado, com diferentes cores, desenhos e formatos, servindo para o simples ato de combinar assim como o de contrastar. Podem ser apenas elementos decorativos como também podem ser usados para proporcionar mais conforto, o que é bem comum em casas onde há crianças e adolescentes entre os moradores.

– Almofadas: Fofinhas, confortáveis e superlegais para usar na decoração. Podem ser colocadas no chão, sobre o tapete ou no sofá, dando aquele clima de beleza e conforto.

– Puffs: Existe uma variedade assustadora de cores, materiais e formatos, e assim como os tapetes servem tanto para a decoração como para o conforto. É uma boa ferramenta para fazer contraste e quebrar a predominância de certas cores no ambiente. São fáceis de limpar e tem preços acessíveis.

– Plantas: Ok, pode soar estranho referir-se a elas nestes termos, porém as plantas podem dar vida a um ambiente. Claro que quanto a essas é preciso ter vários cuidados a mais, já que precisam ser regadas, podadas e receber luz.

– Porta-retratos: Bastante presentes na maior parte das salas de estar esse elemento também diz muito sobre a personalidade dos moradores. Nesse caso, o mais indicado é procurar molduras que mais se assemelhem ao estilo de decoração usado para que eles não destoem e causem um mal contraste.

– Bibelôs: Provavelmente esses são os mais conhecidos. São uma tradição antiga que podem deixar ambientes com jeito aconchegante, porém deve haver moderação para que não haja “excesso de informação”

Viu como pode ser mais simples do que imagina pensar em decoração? É um verdadeiro mundo de possibilidades. Se ligue e tente aproveitar todas elas para deixar sua sala e sua casa do jeitinho que você quer.

Top