Dicas de Músicas para Acalmar a Mente

A música tem o poder de mudar o nosso estado de espírito. Quando estamos tensos e ouvimos um heavy metal, a tendência é que…

A música tem o poder de mudar o nosso estado de espírito. Quando estamos tensos e ouvimos um heavy metal, a tendência é que os nossos nervos fiquem ainda mais tensos, enquanto uma música clássica pode fazer com que relaxemos e nos esqueçamos dos problemas do cotidiano. Desse modo, algumas músicas são usadas para danças sensuais e agitadas como o funk, o axé e o pagode. Por isso, a música tem um papel essencial na nossa saúde e na nossa paz de espírito.

Após um dia cansativo de trabalho, de estresse no trânsito e de outras loucuras cotidianas, nada melhor que chegar em casa, tirar o sapato, deitar-se no sofá e ouvir uma música tranquilizante para acalmar a mente. Existe até uma terapia chamada Musicoterapia, que usa a música para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Sendo assim, se você gostaria de sentir os efeitos anti-estressantes da música, atente-se às nossas dicas de músicas para acalmar a mente.

A música clássica é a mais indicada para quem procura relaxar. Esse tipo de música é feito por pessoas especializadas, que estudaram anos para formarem os acordes perfeitos. Assim, uma música composta por Beethoven, Mozart, Liszt, Bach, Tchaicovsky, Chopin, Debussy entre outras é maravilhosa para relaxar e fazer a mente viajar por momentos incríveis de puro prazer. Se você estiver realmente estressado, procure pelos concertos de piano e violino que são perfeitos para trazer a paz de espírito.

Porém, se você prefere músicas cantadas, as óperas são magníficas para momentos de relaxamento. Apesar de serem dramáticas, as vozes dos tenores e dos sopranos entram no nosso subconsciente para nos deixarem relaxados e tranquilos. Cantores como Luciano Pavarotti, Andrea Bocelli e Jose Carreras, apesar de cantarem para públicos seletos em teatros de ópera, também ficaram populares ao gravarem músicas populares. As suas vozes são fenomenais, levando muita serenidade a quem precisa de paz.

Leia Também:  TSE - cancelou mais de 550 mil Títulos Eleitorais

Outro estilo musical muito usado por quem pretende relaxar é o New Age, ou Nova Era, que se caracteriza por melodias suaves, sons instrumentais de harpas, teclados, violões, flautas e órgãos e vozes etéreas. Geralmente, há sons da natureza como águas correntes e pássaros nessas músicas. Praticantes de meditação gostam desse gênero musical porque ele acalma a alma enquanto eles buscam pela paz interior. Os expoentes desse estilo são Enya, Sarah Brightman, Kitaro, Era, Yanni e Marcus Viana, Corciolli, Eloy Fritsch, Marcelo Nadruz e Tomaz Lima no Brasil.

Agora, se você prefere a música popular para relaxar, as músicas românticas são perfeitas para os momentos de agitação. Cantores como Elton John, Frank Sinatra, Elvis Presley e Diana Ross possuem timbres de voz lindos e que tranqüilizam a nossa mente com os seus hits românticos. Porém, se você prefere os cantores brasileiros, nada melhor que ouvir um MPB com Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elis Regina, Maria Rita entre outros.

Essas são apenas algumas dicas de músicas para acalmar a mente. Entretanto, a escolha das músicas depende do seu gosto musical. Por isso, se você não conhece um dos gêneros descritos, tente ouvi-los, pois talvez, ele possa se tornar o seu ritmo favorito.

Top