Dicas de motivação para praticar exercícios

É complicado começar uma rotina de exercícios físicos. Cada dia inventamos uma desculpa nova para sabotar a prática diária de atividades que fazem o corpo entrar em forma. Depois de muitas tentativas fracassadas, a maioria das pessoas, esquecem o plano de emagrecimento e condicionamento físico e retomam a vida sedentária. Para burlar os velhos hábitos e a preguiça de mexer o corpo todos os dias, separamos dicas de motivação na hora de praticar atividades físicas.

Leia mais sobre: Exercícios físicos para ficar mais inteligente

A prática de atividades físicas ajuda na manutenção da saúde (Foto: Divulgação)

Crie um horário para praticar a atividade física

Avalie o seu dia e crie uma rotina. Anote em uma agenda a hora de cada dia da semana que você poderá praticar atividades físicas e se esforce para cumprir esse momento seu. Comece com atividades mais leves e registre as evoluções, pois servirão como incentivo a longo prazo.

Tenha uma inspiração para praticar o exercício físico sempre

Para que você não perca o foco, deixe à vista uma foto de uma mulher (ou homem) com um corpo que você admira. Use isso como meta e sempre que desanimar olhe para essa foto e mantenha o seu foco operante. Se você engordou muito, ache uma foto sua de quando tinha o peso ideal e foque nessa meta.

Confira também: Exercícios físicos que ajudam a combater a cólica

A corrida pode ser uma boa opção de atividade física (Foto: Divulgação)

Comece devagar com atividades que consiga executar

Comece com calma, sem pressa de ficar parecida com a sua foto/meta. As atividades físicas devem seguir o seu ritmo. Não adianta no primeiro dia de exercícios sonhar em perder 10 quilos e fazer um triatlo. Em primeiro lugar, você não tem condicionamento suficiente para correr, nadar e pedalar. Em segundo, você jamais perderá um quilo por dia, a não ser que passe fome e pratique horas de exercício, colocando em risco sua saúde.

Determine metas a curto, médio e longo prazo. Comece com uma caminhada de 30 minutos, depois de uma semana, aumente para 40 e assim em diante, até chegar na corrida. Se não se sentir a vontade correndo, continue caminhando, mas acelere o passo, mantenha um ritmo e pratique ao menos 1 hora de caminhada por dia. No mesmo caderno que criou um cronograma anote as suas medidas e o peso semanalmente. Assim você ficará animado com as conquistas e terá casa vez mais vontade de praticar exercícios diários.

Seguindo essas três dicas e adicionando muita força de vontade e persistência com certeza você conseguirá alcançar suas metas.

Reply