Dicas de memorização para estudar

Estudar para concursos públicos, vestibulares, ENEM, processos seletivos de estágio e trainee ou mesmo para aquela prova do colégio pode ser um pouco complicado…

Por Andre em 06/09/2012

Estudar para concursos públicos, vestibulares, ENEM, processos seletivos de estágio e trainee ou mesmo para aquela prova do colégio pode ser um pouco complicado para algumas pessoas, que têm dificuldade em memorizar certos conteúdos, atrapalhando o seu desempenho e o resultado final.

Com algumas dicas simples, você pode melhorar a capacidade de memorização de conteúdos para se dar bem nas provas da escola, de concursos e do vestibular (Foto: Divulgação)

Guardar fórmulas, datas de acontecimentos históricos, nomes importantes da história e outros temas que são bastante cobrados nas provas pode ficar um pouco mais fácil, se você seguir algumas dicas de memorização para estudar, aumentando consideravelmente as suas chances de obter uma boa performance nos testes.

Leia também: Dicas de como estudar e passar no vestibular

Estude diariamente

Muitos estudantes têm o costume de deixar para estudar poucos dias antes da aplicação da prova. Dessa forma, eles acabam lendo uma grande quantidade de informações rapidamente e acham que vão ficar com o conteúdo bem fresco na mente. Porém, nem sempre isso vai funcionar.

O ideal é estudar diariamente, repassando o conteúdo visto em sala de aula, fazendo um pequeno resumo, assim que chegar em casa. Depois, faça perguntas sobre os temas estudados e não se esqueça de verificar as respostas, para saber se está aprendendo o conteúdo.

Faça anotações durante as aulas

Durante as aulas, é comum que os professores façam comentários sobre as matérias, passando informações que nem sempre serão encontradas nos livros. Por isso, não deixe de fazer anotações em seu caderno, pois elas também vão lhe ajudar a compreender a matéria que foi passada.

Saiba onde fazer o Curso de Memorização online gratuito

Anotar as informações passadas pelos professores e circular as palavras mais importantes de uma determinada matéria são passos importantes para melhorar a sua capacidade de memorização (Foto: Divulgação)

Faça associações entre determinados temas e palavras

Ao invés de tentar memorizar acumulando diversas informações ao mesmo tempo, que tal usar a associação como técnica de memorização? Caso você tenha dúvidas sobre a grafia correta da palavra “sargento” (com G ou J), por exemplo, pode associá-la à palavra “Garcia” (personagem do filme do Zorro). Escreva as duas palavras em um papel e deixe-o à vista durante alguns dias. Em pouco tempo a associação estará memorizada e você não vai esquecê-la tão cedo.

Esse exemplo bem simples é válido para qualquer outro tipo de memorização de conteúdos.

Circule as informações importantes

Durante a leitura de livros e apostilas, não deixe de circular as informações mais importantes daquela matéria. Além disso, você pode usar setas para associá-las e, na hora de repassar aquele conteúdo, basta seguir as palavras circuladas e fazer um resumo usando-as, para facilitar os estudos.

Estude somente quando estiver relaxado e evite passar diversas horas seguidas na leitura. Fazer pequenos intervalos e não deixar o lazer de lado também podem ajudar (Foto: Divulgação)

Não estude excessivamente

Estudar durante 20 horas por dia não fará com que você memorize todo aquele conteúdo que precisa. Pelo contrário, isso vai lhe deixar cansado e pode ser um passo perigoso rumo ao fracasso.

Portanto, divida e organize bem o seu tempo, sem se esquecer dos momentos de lazer e descanso, que são igualmente importantes para o seu desempenho intelectual. Durante os estudos, faça pequenas pausas, ouça uma música, beba um suco, converse com alguém e só volte a estudar quando estiver com a mente relaxada.

Top