Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Carros> Dicas de Manutenção de Carros para Viagem

Dicas de Manutenção de Carros para Viagem

É sempre gostoso viajar com a família ou com os amigos em um feriado prolongado ou durante as férias. Conhecer lugares novos, respirar ar puro ou aventurar-se em locais distantes são ótimos para deixar o estresse da cidade grande para trás e tranquilizar a mente. No entanto, é preciso que o carro esteja com a manutenção em dia para não haver problemas ou acidentes durante a viagem. É sempre melhor prevenir que remediar. Por isso, observe as nossas dicas de manutenção de carros para viagem e não deixe que um problema no seu carro cause dores de cabeça durante a viagem dos seus sonhos.

O primeiro passo pode ser dado na sua garagem. Abra o capô do carro e verifique se os níveis de óleo do motor e da água estão bons, pois eles são essenciais para o funcionamento perfeito do automóvel. Em seguida, verifique se os itens de segurança estão dispostos no local correto: macaco, triângulo e estepe, que deve estar cheio em caso de furo em um dos pneus. Os cintos de segurança não podem estar sobre o pescoço e a parte superior do encosto de cabeça precisa estar na altura dos olhos dos ocupantes dos bancos. Desse modo, em caso de colisão, a coluna cervical e o pescoço ficarão protegidos contra lesões.

Outra dica importante é levar sempre que possível o carro para fazer a revisão preventiva, pois além de proteger você e a sua família em viagens, faz com que você economize dinheiro. Um dono de veículo que nunca fez esse tipo de revisão pode gastar até R$400, enquanto o que leva o automóvel periodicamente à oficina mecânica gasta até R$200.

Para saber quando devem ser feitas as revisões do seu carro, verifique no manual do proprietário a tabela de manutenção preventiva, na qual estão dispostas as quilometragens indicadas para que as revisões dos componentes sejam feitas para que o bom funcionamento mecânico do automóvel seja garantido. Além da segurança durante as viagens, essas revisões garantem uma maior economia do combustível, pois as peças envolvidas no processo serão corretamente ajustadas.

Na manutenção de carros para viagens, os principais itens a serem revisados são os envolvidos na segurança das manobras como o sistema de freios, a motorização, a direção, a refrigeração, a iluminação, a ventilação e os pneus, que devem estar balanceados, calibrados e alinhados.

As lâmpadas também são itens que devem ser conferidos antes de partir para a estrada porque elas garantirão a visibilidade do motorista e dos outros veículos em caso de viagens noturnas e em locais em que ocorre neblina. Por isso, verifique os faróis, as lanternas, as luzes de freio, os sinalizadores de direção, de marcha à ré e de placa de licença antes de sair de casa.

Os fluidos de arrefecimento, do lavador do para-brisa, da direção hidráulica, dos freios e da transmissão automática também devem estar em um bom nível para que a viagem aconteça sem transtornos.

Uma viagem feita com um carro que tenha passado por uma manutenção recentemente é muito mais tranquila e isenta de problemas mecânicos, o que dá segurança ao motorista e aos passageiros. Por isso, faça a manutenção de carros para viagem antes de se aventurar pelas infinitas estradas brasileiras.

Recomendado para você
Carros

Carros na Serra, www.carrosnaserra.com.br

Carros

Leiloes de Carros Apreendidos Pelo Banco: Saiba como Comprar o Seu

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *