Dicas de Lugares Culturais em São Paulo

São Paulo, a maior cidade brasileira e centro nervoso da economia nacional é uma máquina, nem sempre bem ajustada, que abriga de milhões de…

São Paulo, a maior cidade brasileira e centro nervoso da economia nacional é uma máquina, nem sempre bem ajustada, que abriga de milhões de pessoas comendo, bebendo, negociando, amando, enfim, vivendo.

Para as pessoas de outros estados, São Paulo é o mais atrativo pólo de negócios, da simples vendedora autônoma até empresários de todo o Brasil e exterior.

Mas a “Terra da Garoa” vai muito além do comercial. Existem ótimos lugares para se visitar, absorver cultura e conhecer mais como se deu a formação de nosso país.

Uma boa maneira de conhecer São Paulo é fazendo parte de um dos muitos roteiros temáticos, disponibilizados pela Prefeitura Municipal em seu website.  Você conhecerá  diversos museus, galerias de arte, teatros, cinemas, centros culturais e até mesmo a fabulosa arquitetura de templos, edifícios e monumentos, espalhados por toda Capital.

Mas, se você preferir fazer uma caminhada solitária em busca de cultura, vão aqui algumas dicas imperdíveis:

MASP: O Museu de Arte de São Paulo “Assis Chateaubriand” fica na Avenida Paulista, símbolo máximo do poder econômico brasileiro e por si só já vale a viagem. Para chegar ali, prefira ir de metrô até a Estação Trianon. Não raras ocasiões, pelos vãos do MASP você encontrará arte de rua sendo apresentada, logo é uma visita com várias opções de cultura e entretenimento. Logo em frente há o Parque Trianon, um grande área verde ótima para um descanso entre um passeio e outro.Endereço:Avenida Paulista, 1578 – São Paulo – SPTelefone (11) 3251-5644 / Fax (11) 3284-0574

Museu do Ipiranga: O Museu Paulista, ligado à Universidade de São Paulo, é uma instituição científica, cultural e educacional direcionada ao campo da História, com imenso acervo. Ali naquelas paragens deu-se nosso brado de liberdade, o “Independência ou Morte”, proclamado por D. Pedro I às margens do Rio Ipiranga.

Endereço:Parque da Independência, s/n.º – IpirangaTelefone (011) 2065-8000.

Museu da Língua Portuguesa e sua vizinha, a Pinacoteca do Estado:  No Museu, interativos e tecnológicos apresentam conteúdos que norteiam os diferenciais de um dos museus mais frequentados do Brasil. Já na Pinacoteca, conta hoje com dez salas que se dividem para abrigar o acervo de cerca de cem mil obras, mais a reserva técnica onde ficam peças em restauração, em catalogação ou fora de exposição.

Endereços:Museu da Língua PortuguesaPraça da Luz, s/n – Centro (Estação Luz do Metrô e da CPTM) Tel.: (11) 3326-0775

Pinacoteca do Estado Praça da Luz, 2 – Luz – Centro (Metrô Luz) Tel.: (11) 3324-1000

Pateo do Collegio: Por obra dos jesuítas que aqui criaram uma simples cabana de pau-a-pique, o Pateo é o berço dessa que se tornou uma das maiores metrópoles do mundo.

Endereço: Praça Pateo do Collegio, 2 – Centro – São Paulo (Metrô Sé) Tel.: (11) 3105-6898

Catedral da Sé: Última versão de sucessivos templos religiosos que ali existiram desde 1591, a Catedral foi inaugurada em 1954, na comemoração dos 400 anos da Cidade de São Paulo. Independente da fé ou da falta dela, a visita vale pela arquitetura exuberante. Bem em frente, na Praça da Sé, você encontrará o Marco Zero de Sampa.

Endereço: Praça da Sé, s/n – Centro – São Paulo (Metrô Sé) Tel.: (11) 3107-6832

Sendo de fora e não estando acostumado ao corre-corre paulistano, esteja consciente de que, como em qualquer grande cidade, é sempre bom se preocupar com sua segurança. Não se aventure, de dia ou de noite, por lugares que você não conheça e que não lhe inspirem confiança, carregue sempre um “dinheiro de reserva” no bolso ou mesmo na meia e não ostente equipamentos ou jóias chamativas. Seja simples, como no fundo é São Paulo, sempre de braços abertos para receber mais gente com vários pontos culturais na cidade.

Top