Dicas de limpeza da casa para quem tem asma

A asma é uma doença que aflige um grande número de pessoas. Ela se caracteriza por uma inflamação crônica das vias aéreas e costuma…

A asma é uma doença que aflige um grande número de pessoas. Ela se caracteriza por uma inflamação crônica das vias aéreas e costuma ser mais comum em crianças. Ainda não foi descoberta uma cura para o problema, mas hábitos de limpeza (além dos cuidados com a saúde) contribuem para uma melhora significativa na qualidade de vida da pessoa asmática. Diversos fatores podem contribuir para o desencadeamento de crises de asma. Dentre eles, muitos estão relacionados com a limpeza do ambiente em que o asmático vive. Existem casos em que o lar é limpo, diariamente, mas ainda assim as crises são frequentes. Técnicas simples podem melhorar a limpeza da casa para quem tem asma.

A asma não tem cura, mas pode ser amenizada, com a limpeza correta da casa (Foto: Divulgação)

Como limpar os móveis

O acúmulo de poeira, como se sabe, é um veneno para o asmático. Os ácaros presentes nas partículas de pó se alojam em móveis, roupas, travesseiros, lençóis, etc. Muitas pessoas limpam a casa, diariamente, usando espanadores e vassoura. Aí está o primeiro erro. Estes auxiliadores de limpeza são muito práticos, mas podem piorar a vida de quem tem asma, pois eles espalham ainda mais a poeira. É muito difícil varrer a casa toda, sem que as partículas de pó fiquem suspensas. Para resolver este problema, é preciso adotar métodos de limpeza que não prejudicam os asmáticos, pois não espalham a poeira.

O pano úmido deve substituir o espanador (Foto: Divulgação)

A dica é usar dois baldes cheios de água (um pequeno e um maior), na hora da limpeza. Primeiramente, é indicado passar um pano úmido em todos os móveis (em vez do espanador). Caso estes sejam de madeira, pode-se passar uma vez o úmido e, em seguida, um pano seco, a fim de evitar que os móveis de estraguem. Quando se perceber que o paninho está cheio de poeira, deve-se lavá-lo, no balde pequeno de água. Basta fazer isso na casa toda, lavando o pano e trocando a água, conforme ela fique muito suja. Isso evita que o pó se espalhe, afinal, poeira e asma não combinam.

Continuar Lendo  Aprenda estimular a memória

Como limpar o chão

A vassoura deve vir em último lugar, na limpeza para asmáticos. Primeiramente, é preciso tirar o excesso de pó e outras sujeiras do chão, com um aspirador. Com o tubo do aparelho, pode-se sugar cabelos e poeira, de forma mais superficial. Em seguida, a dica é passar um pano bem molhado, em todo o chão, lavando-o no balde grande, sempre que necessário. Para agilizar o processo, pode-se passar um pano de chão seco, depois do molhado.

É essencial evitar o uso de produtos com cheiro (Foto: Divulgação)

Durante esse processo, serão incômodas as partículas de sujeira no pano de chão, deixando marcas nos locais onde o rodo para. Não há problema. Assim que o chão estiver seco, basta passar a vassoura, levemente e pegar essa sujeira com uma pá ou com o próprio aspirador. Quando se usa o pano de chão molhado, antes da vassoura, a poeira fica retida em sua umidade e vai para o balde, não se espalhando.

Produtos de limpeza prejudicam pessoas com asma. Por isso, sempre que for fazer a higiene dos móveis e do chão, o indicado é usar apenas água, sem desinfetantes ou outros líquidos que tenham cheiro. Use-os apenas em vasos sanitários e outras áreas que necessitam de eliminação das bactérias. Para finalizar, cortinas, tapetes e outros objetos que acumulam pó devem ser evitados. Caso os tenha, a pessoa com asma deve limpá-los, frequentemente, lavando-os semanalmente ou a cada 15 dias. Ao lavar lençóis, fronhas, cobertores e roupas, não se pode exagerar na quantidade de amaciante, pois o cheiro pode fazer mal ao asmático.

Saiba mais sobre a asma: Asma, Sintomas, Tratamentos

Confira outras dicas de limpeza: Como facilitar a limpeza da casa

Continuar Lendo  ExoHair: o que é, como funciona

Top