Dicas de lanches leves e saudáveis

Os lanchinhos são sem sombra de dúvidas fiéis companheiros na hora em que a tão indesejada fome e sensação de um vazio batem à…

Os lanchinhos são sem sombra de dúvidas fiéis companheiros na hora em que a tão indesejada fome e sensação de um vazio batem à porta de nosso estômago. No entanto, ter uma alimentação equilibrada e ingerir alimentos saudáveis é muito importante para o bom funcionamento de nosso organismo. Pensando em você, elaboramos dicas exclusivas para preparar lanches leves e saudáveis – vale a pena conferir!

Lanches leves e saudáveis (foto: divulgação)

☰ CONTEÚDO

Escolhendo os pães

Pães franceses ou até mesmo o de forma, possuem um alto teor de farinha branca (foto: divulgação)

Antes de preparar algum lanche, é válido ressaltar que os pães franceses ou até mesmo o de forma, possuem um alto teor de farinha branca, que é um item inapropriado para o organismo por ser refinado e não conter fibras. Ao escolher seu pão, opte pelos caseiros feitos com farinha integral e grãos ou os industrializados do mesmo gênero.

Berinjela

Série de vegetais produz refeições muito saborosas e versáteis (foto: divulgação)

Esse delicioso fruto, combinado com uma série de vegetais produz refeições muito saborosas e versáteis. Para lanches, a dica é cortar a berinjela em pequenos cubos e amolecê-los em água morna, com uma pitada de sal por 15 minutos. Feito, retire os cubos, os esprema e insira em uma panela para refogar com azeite, cebola, cenoura ralada, tomates picados e azeitonas em fatias.

Após os ingredientes ficarem douradinhos, incremente a receita com pitadas de orégano ou salsinha – o sabor é irresistível.

Soja

Soja (foto: divulgação)

Para quem pratica esportes e possui uma grande necessidade de proteínas, a soja é o alimento mais adequado por conter este nutriente em excesso e ainda possuir fibras.

Leia Também:  Como preparar a pele para o verão

Ao preparar seu lanche, insira a proteína texturizada de soja (quebradinha) em um recipiente com bastante água e pitadas de sal para hidratar. Após 15 minutos, utilize uma peneira e uma colher para espremer todo o conteúdo a fim de livrar-se da água que serviu para o processo – não deixe nenhuma gota.

Em uma panela, refogue três dentes de alho bem picadinhos, cebola, pimentões coloridos, azeitonas fatiadas e ervilhas. Assim que a mistura ficar levemente aguada, despeje a soja para que ela absorva o conteúdo da panela. Basta misturar por cerca de 5 minutos e o delicioso recheio de seu lanche estará pronto para servir!

Para deixar sua receita ainda mais saudável, experimente acrescentar grãos como o de trigo e a linhaça.

Tofú com tomate seco ou shitakes

(foto: divulgação)

O tofú também é uma excelente fonte de proteínas por ser uma espécie de queijo produzido a partir da soja. Para fazer uma deliciosa receita com este item, basta deixá-lo banhado no molho Shoyo por 15 minutos. Após a absorção, em uma frigideira com um fio de azeite, deixe-o fritar por alguns minutos.

Ao ficar douradinho, insira os shitakes bem lavados ou o tomate seco em pequenas fatias.

Dicas importantes

É muito importante ressaltar que mesmo as carnes como peito de peru, atum, frango, etc., são de lenta digestão no organismo, deixando o indivíduo com uma maior sensação incômoda de estômago pesado. Portanto, experimente aderir às dietas leves e saudáveis sem estes itens oriundos dos nossos companheiros animais e verá que sua disposição e saúde melhorarão muito mais.

Não é recomendável também inserir queijos nos lanches, pois este alimento também cria uma sensação desagradável no organismo, além de possuir muitas gorduras por se originar do leite – quanto mais a sua saúde for importante para você, mais medidas sérias quanto à alimentação você tomará.

Leia Também:  Erros na iluminação da casa

Jamais se esqueça de incrementar grãos e folhas da cor verde-escura como  rúcula, agrião, espinafre, etc., em seus lanches – temperadas com azeite, orégano e uma pitadinha de sal, não há quem resista. Lembre-se que a natureza é capaz de fornecer muito mais do que precisamos para sobreviver, portanto, busquemos estar de acordo com ela para sermos mais responsáveis com nós mesmos e com o ambiente em que vivemos. Bom apetite!

Top