Dicas de isolamento acústico para a casa

A tranquilidade em casa pode ser interrompida pelo vizinho barulhento ou pelos ruídos da rua. Para evitar este tipo de problema algumas pessoas costumam…

Carpete felpudo cria uma barreira acústica na decoração.

A tranquilidade em casa pode ser interrompida pelo vizinho barulhento ou pelos ruídos da rua. Para evitar este tipo de problema algumas pessoas costumam montar sistemas de isolamento acústico na residência, contando com recursos especiais que impedem a penetração do som nos ambientes internos da casa.

No entanto, nem todos possuem condições financeiras para bancar um sistema mais sofisticado para reduzir os ruídos que invadem a moradia. A situação se torna mais complicada quando a construção já foi concluída e as paredes não possuem nenhum tipo de material com função de isolante sonoro.

Quem não tem dinheiro para adquirir barreiras acústicas profissionais deve optar por outras soluções acessíveis. Confira a seguir algumas possibilidades que não exigem muitos gastos e costumam funcionar:

O uso de tecidos na decoração

As cortinas pesadas e com sobreposições ajudam a isolar o som.

Os tecidos são isolantes acústicos acessíveis ao orçamento e capazes de contribuir com o visual da casa. Mas, para que o material tenha efeito, é importante escolher as versões mais pesadas e grossas, apropriadas para abafar os ruídos desagradáveis.

Há várias maneiras de usar os têxteis como isolante sonoro, como a cobertura do chão com um tapete felpudo e macio. As cortinas podem ser confeccionadas com veludo, um tecido muito recomendado para reduzir a entrada de som em cômodos como sala e quarto. Os estofados e almofadas também são peças eficazes na absorção do som.

Os moradores devem ainda tomar muito cuidado com o tipo de elementos usados para decorar uma determinada área da casa. As peças não podem refletir o som, por isso não é recomendado usar tecidos leves, seda, móveis lisos demais, revestimento laminado e vidro em locais com muito barulho.

O uso de madeira maciça

Para reduzir a entrada de ruídos, experimente instalar painéis de madeira.

Além de ser um material aconchegante e que eleva a sensação de conforto, a madeira também é responsável por garantir o isolamento acústico de uma área. Ela pode integrar a decoração de diferentes formas, como o uso de painéis nas paredes, o piso, as portas e janelas.

O uso do piso adequado

A escolha do piso é essencial para acabar com a entrada de ruídos externos dentro de casa. O revestimento capaz de isolar o som é duro, característica esta que se enquadra em carpetes, tacos de madeira, mármore, granito, pisos de vinil e cerâmica.

O uso do jardim vertical

O jardim vertical é um recurso moderno que promete impedir eu os ruídos incomodem o dia-a-dia dos moradores. As plantas suspensas que cobrem um espaço vertical atual como uma barreira acústica, além de representar uma linda opção de paisagismo.

Top