Dicas de hidratação para cabelo tingido

Tingir os cabelos é uma atitude que as pessoas tomam, quando querem cobrir os fios brancos ou, simplesmente, mudar o visual. Isso faz bem…

Tingir os cabelos é uma atitude que as pessoas tomam, quando querem cobrir os fios brancos ou, simplesmente, mudar o visual. Isso faz bem à autoestima. Por isso, é grande o número de adeptos das tinturas. Basicamente, existem dois tipos de tintas: as que contêm amônia e os shampoos tonalizantes, que não a contêm. As tinturas com amônia cobrem melhor os fios brancos e, geralmente, o intervalo de tempo até a próxima aplicação costuma ser maior. Por outro lado, os compostos da tinta acabam fragilizando mais os fios. Já os tonalizantes são ótimas alternativas apenas para mudar o visual. Eles também cobrem fios brancos, mas com menos eficácia. Como apenas tingem, os cabelos desbotam mais rapidamente, tornando necessário reaplicá-los, num intervalo de tempo menor. Há, também, outras formas de tingimento, como os procedimentos de luzes, mechas, etc. Em qualquer dos casos, vale a pena dar mais atenção ao cabelo que teve a sua estrutura modificada. Veja dicas de hidratação para cabelos tingidos.

Tinturas permanentes ou tonalizantes fragilizam os cabelos (Foto: Divulgação)

Por que hidratar?

A hidratação de cabelos tingidos é fundamental. Qualquer tipo de coloração acaba por retirar os nutrientes e a água dos fios. No caso dos tonalizantes, isso não se dá de forma grave. Porém, as tinturas que têm amônia na composição agridem muito os cabelos. É preciso devolver, constantemente, a água aos fios, além dos nutrientes. Isso deve ser feito semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Bons produtos ou até mesmo receitas caseiras podem ser utilizados, em casa. No entanto, caso os cabelos estejam muito ressecados, é indicado procurar pelo salão de beleza, onde será feita uma hidratação profissional, que é mais profunda.

A hidratação devolve água e nutrientes aos fios (Foto: Divulgação)

Ao escolher produtos para hidratar cabelos tingidos, a dica é dar preferência aos que contêm vitamina A (que dá brilho, maciez e ajuda a manter a cor), manteiga de karité, óleo de argan e semelhantes. A queratina também é essencial na recuperação dos fios danificados, pois age diretamente em sua estrutura.

Outras dicas para cabelos tingidos

Hidratações semanais ou a cada 15 dias são importantes (Foto:Divulgação)

Para proteger ainda mais os cabelos dos componentes das tinturas, a dica é fazer uma hidratação, uma semana antes do tingimento. Depois dele, já se pode hidratá-lo outra vez, dois dias depois. Observe, também, o tipo de cabelos que você tem. Use, sempre, shampoos e condicionadores indicados para ele. Existem, inclusive, versões para cabelos tingidos, que também ajudam a manter a cor. Para finalizar, a cada 15 dias você também pode usar um shampoo antirresíduos, que ajuda a retirar os vestígios de substâncias do tonalizante, fazendo, em seguida, uma hidratação.

Veja mais dicas: Cuidados para o cabelo tingido não ressecar

Aprenda algumas receitas caseiras: Receitas caseiras para cabelos tingidos

Top