Dicas de estudo para a prova do ENEM 2014

Andre 12/05/2014 Educação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o calendário da edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que terá as provas sendo aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro.

O ENEM 2014 será realizado nos dias 8 e 9 de novembro (Foto: Divulgação)

Se mesmo antes de saberem as datas do ENEM 2014 muitas pessoas já haviam começado a estudar para o exame, agora que o calendário oficial foi divulgado pela instituição que organiza as provas, você pode começar a intensificar os estudos, pois certamente a concorrência será bem grande.

As notas do ENEM podem abrir diversas portas para quem participa do exame, pois são utilizadas por muitas faculdades e universidades para a seleção de alunos, em substituição ao vestibular tradicional, e também são pré-requisitos para diversos outros processos seletivos, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), por exemplo.

Simulado gratuito do ENEM

Prova de exatas do ENEM: assuntos cobrados

O que estudar para o ENEM 2014

O candidato deve ficar atento ao conteúdo que será cobrado nas provas e pode ser conferido no edital do ENEM (Foto: Divulgação)

Com toda essa importância que passou a ter o exame nos últimos anos, é preciso estar bastante preparado. Para ajudar nessa tarefa, preparamos algumas dicas de estudo para a prova do ENEM 2014.

A primeira delas é ler com atenção o edital do ENEM 2014, que já está disponível no Diário Oficial da União, pois ele traz os detalhes a respeito dos conteúdos que poderão ser cobrados nas provas.

Reforce os estudos nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia, Física, Biologia e Química, principalmente nos assuntos citados no edital. Vale lembrar que você deve evitar a “decoreba”, pois as provas do ENEM exigem muito mais interpretação do que fórmulas prontas.

Uma alternativa interessante é estudar utilizando as apostilas do ENEM, que geralmente trazem exatamente os conteúdos que irão cair nos testes, facilitando a vida dos candidatos.

Outras dicas

Temas como Copa do Mundo, Golpe de 64 e eleições podem estar entre os cobrados neste ano (Foto: Divulgação)

Outra dica para quem está querendo saber o que estudar para o ENEM 2014 é ficar antenado com as principais notícias do dia a dia, pois muitas atualidades costumam ser cobradas nas provas. Leia bastante, principalmente jornais e revistas, fique atento ao noticiário da TV e do rádio, assista documentários e navegue pelos sites de notícias.

Alguns assuntos que têm boas possibilidades de serem abordados nas questões desse ano e até mesmo na redação são temas como o Golpe Militar de 1964, que completa 50 anos em 2014, a Copa do Mundo e os seus desdobramentos, os protestos em todo o país e as eleições 2014, entre outros.

Outros artigos

Dormência nas pernas

06/05/2012

Dormência nas pernas

A dormência nas pernas acomete um grande número de pessoas, independente da idade ou sexo do paciente. Esse problema acaba trazendo uma série de complicações que, de...

Maquina De Pão Arno Dicas e Receitas

24/05/2011

Maquina De Pão Arno Dicas e Receitas

Não há coisa mais deliciosa do que acordar pela manhã e sentir aquele cheiro delicioso de pão bem quentinho arrecem assado, mas quem é que vai se acordar de madrugad...