Dicas de decoração para uma casa sustentável

A sustentabilidade tem influenciado em todos os aspectos da decoração. A iniciativa quer inovar o visual da casa sem prejudicar a natureza e consumir…

Materiais biodegradáveis e renováveis são usados na decoração

A sustentabilidade tem influenciado em todos os aspectos da decoração. A iniciativa quer inovar o visual da casa sem prejudicar a natureza e consumir os recursos naturais de forma prudente. A casa sustentável vai apostar em produtos bonitos, charmosos e ecologicamente corretos para inovar o interior.

Estrutura

Há várias maneiras de trabalhar com a sustentabilidade na construção e decoração de casas, a começar pela estrutura. Ao invés de apostar na alvenaria para levantar um imóvel, é mais recomendável adotar a madeira para agir de forma sustentável, pois o material necessita de menos energia ao longo do processo industrial.

Outra sugestão bem interessante é trocar os materiais de construção convencionais por produtos de baixo custo ambiental, como o tijolo ecológico. Outra aposta que pode ser bem eficaz na hora de construir uma casa é o isolamento, que preserva os ambientes internos refrigerados ou aquecidos.

A casa ecológica precisa ser capaz de aproveitar tudo aquilo que a natureza tem a oferecer, por isso o sistema de captação de energia solar e aproveitamento da água da chuva são duas opções sustentáveis que merecem ser levadas em conta. Para reduzir os gastos com energia, construa janelas grandes para aproveitar a claridade natural e aposte também nas telhas de vidro em alguns ambientes.

O lar ecológico procura reduzir os danos causados no meio ambiente

A decoração a favor da sustentabilidade

1. Para dar forma ao seu lar ecológico, é importante valorizar na decoração os objetos e móveis confeccionados com materiais renováveis. Bambu, linho e algodão são opções interessantes para transformar a casa.

2. No caso da mobília, ao invés de comprar peças novas, experimente recilhar os móveis velhos. Adote outro tipo de acabamento a base de recicláveis ou envio-os para restauração.

3. Pense em um revestimento amigo do meio ambiente. A tinta ecológica, por exemplo, faz uma pintura perfeita nas paredes, além de ser biodegradável, reciclada e com menor quantidade de compostos nocivos a saúde. Para revestir o chão, use os inovadores pisos sustentáveis, que são fabricados com plástico reciclado e resíduos da indústria madeireira.

4. Evite todos os produtos fabricados à base de PVC para compor a sua decoração, isso porque o material não é biodegradável e pode oferecer riscos a saúde.

5. No que diz respeito a acessórios, como cortinas e tapetes, prefira decorar com as peças fabricadas com fibras naturais.

6. Ao invés de usar ar-condicionado que prejudica o meio ambiente, adote um ventilador de teto para favorecer a circulação de ar no ambiente durante o calor.

Revestimento de parede com réguas de bambu

Top