Dicas de decoração para sala de estar

A sala de estar se apresenta como uma área social da casa, onde os moradores e as visitas buscam interação ou momentos de descanso.…

Por Isabella Moretti em 06/01/2012

Sala de estar sofisticada, contrastante e confortável

A sala de estar se apresenta como uma área social da casa, onde os moradores e as visitas buscam interação ou momentos de descanso. Esta divisão da casa precisa garantir o conforto das pessoas, buscando sempre a harmonia com relação ao conjunto formado por móveis, acessórios e revestimentos.

Antes de elaborar um projeto de decoração, é necessário estar ciente da disponibilidade do orçamento. Não dá para montar um ambiente com uma proposta mais sofisticada se a verba não permite investir nos elementos. É importante estabelecer limites financeiros para a compra das peças decorativas e reconhecer o que é indispensável para o cômodo.

Como decorar a sala de estar?

Conheça alguns passos importantes para montar a decoração do ambiente mais receptivo da casa:

Aproveitamento do espaço

Quando a sala tem dimensões pequenas, é necessário se apropriar de elementos que favoreçam a sensação de amplitude. Por exemplo, a distribuição de espelhos ou a pintura das paredes na cor branca são formas de melhorar a questão do espaçamento. Outro ponto importante é eliminar os objetos desnecessários que apenas sufocam o ambiente.

Na sala de estar grande, procure distribuir bem os móveis e acessórios de decoração, sempre se preocupando com a questão do equilíbrio. Aproveitar bem o espaço significa não deixar lacunas.

Cores

Determinar as cores da sala não é uma tarefa tão fácil, afinal, ela precisa acrescentar personalidade no espaço e se adequar aos outros elementos. Para as pessoas que desejam montar um visual discreto e versátil, é válido optar pelos tons neutros ou pastéis. Mas, este tipo de escolha pode deixar a decoração monótona, então busque um contraste trabalhando com cores quentes ou frias.

As cores quentes são capazes de iluminar e deixar os espaços mais energizados. Já as os tons definidos como frios são indicados para criar uma atmosfera de tranquilidade. Apesar da diversidade disponível, é importante tomar cuidado para não cometer exageros na seleção das cores e acabar tornando o visual da sala de estar cansativo. Deste modo, reserve as cores vibrantes para trabalhar com os acessórios.

Móveis

Os móveis foram bem distribuídos no espaço

A sala de estar tem o sofá como o seu ponto focal, mas as pessoas sentem dificuldades para definir o modelo ideal. As tendências de decoração valorizam os modelos lisos, ou seja, sem estampas. Os módulos ainda aparecem com a proposta de remake dos estofados retrô ou mesmo com linhas retas e contemporâneas. A definição do sofá depende do estilo do cômodo e das dimensões do mesmo.

As pessoas que possuem dinheiro para investir em decoração podem optar por uma mobília planejada, com móveis que se encaixam perfeitamente no ambiente. Caso contrário, a melhor alternativa é buscar a solução nos móveis convencionais.

Iluminação

Conte com a ajuda de um designer de interiores para montar um projeto de iluminação. A sala de estar necessita de uma luz agradável, difusa e que destaque as peças-chaves do ambiente. Nas salas mais modernas, é comum encontrar também focos de luz inseridos nos móveis planejados ou mesmo nas prateleiras, deixando o espaço mais elegante. Para favorecer o aconchego no ambiente, evite luz branca e prefira à amarela.

Acessórios

Para aumentar a sensação de conforto dentro da sala de estar, vale à pena investir num modelo de tapete capaz de contrastar com o sofá. O tamanho do têxtil usado no chão depende também das dimensões dos módulos estofados.

As cortinas também são peças acessoriais na decoração, sendo que na área social da casa assumem papel fundamental. Experimente vestir as janelas com modelos mais longos e cuidado com as cores muito pesadas, elas podem escurecer o cômodo.

Cortinas que chegam até o chão combinam com a sala de estar

Top