Dicas de Decoração para Lugares Pequenos

Isabella Moretti 25/08/2011 Decoração

Aproveitar o espaço é uma das principais técnicas de decoração. Os projetos procuram aproveitar o ambiente residencial ou comercial da melhor forma possível, sem exagerar na quantidade de elementos e sempre com uma proposta harmônica. A decoração de lugares pequenos normalmente se apropria de meios para criar a sensação de que a área é realmente maior do que aparenta.

Um trabalho de decoração na verdade é resultado de um conjunto de fatores. Dessa forma, a pessoa deve planejar o visual do espaço levando em conta a combinação entre móveis, acessórios e até mesmo o revestimento usado. As cores, traços e formas da decoração precisam se adaptar e estabelecer uma bonita linguagem visual.

Na hora de decorar espaços pequenos, procure remover tudo aquilo considerado desnecessário. Os itens que não possuem uma função dentro do cômodo normalmente só ocupam espaço e criam uma sensação de sufoco. Busque uma solução nos móveis multifuncionais, que assumem mais de uma utilidade e podem contribuir com a montagem de diferentes ambientes.

Cada centímetro precisa ser aproveitado no momento de decorar um lugar pequeno. Esse tipo de preocupação com certeza vai contribuir para que os cômodos se tornem mais funcionais e charmosos. O espaço restrito nem sempre é fator chave para prejudicar o projeto de decoração, mas requer tomada de decisões mais atenciosas. Salas, cozinhas, quartos e banheiros podem ser renovados com sucesso a partir do momento que o decorador consegue distribuir bem a mobília e se apropriar de truques.

Confira algumas sugestões para decorar espaços pequenos:

Dê preferência às cores claras: o branco e os tons pastéis costumam valorizar o tamanho de um determinado ambiente, contribuindo com a sensação de amplitude. A pintura das paredes transmite tranqüilidade e leveza. Quando a pintura reflete a luz ela consegue deixar o cômodo um pouco maior do que ele realmente é. Evite trabalhar com cores intensas ou vibrantes em excesso.

Favoreça a luz natural do ambiente: procure valorizar as janelas de cada cômodo e vesti-las com cortinas claras. As peças semitransparentes também representam uma ótima opção para aproveitar a claridade do sol dentro de casa.

Use espelhos na decoração: o reflexo ajuda a ampliar um determinado ambiente e contribui com a montagem de um visual moderno. Por esse fator é recomendado aderir os acessórios pendurados nas paredes ou encostados no chão. A moldura é um acabamento que combina com espelhos clássicos, enquanto os modelos modernos dispensam esse detalhe.

– Evite móveis pequenos demais: às vezes é preferível decorar com poucos móveis grandes do que com muitos móveis pequenos. Partindo dessa idéia torna-se possível investir num mobiliário compacto, mas deixando o lugar com um visual bem agradável. Dê preferência ainda a produtos em tons neutros e padrões lisos.

Aposte nos embutidos: embutir é definitivamente a melhor forma de acrescentar funcionalidade nos cômodos. Eletrodomésticos, móveis e prateleiras são fixados no espaço com o objetivo de criar uma área mais organizada.

Encontre a solução na transparência: os itens transparentes costumam favorecer a área, como é o caso das peças de vidro.

– Aproveite espaço: em quartos apertados procure remover os itens desnecessários e buscar a combinação entre os elementos. Por exemplo, num dormitório infantil onde dormem duas crianças, é valido apostar num beliche para acomodá-los. Para usar bem o espaço da cozinha, monte uma decoração onde os móveis sejam adaptáveis. Nos banheiros saiba como aproveitar as paredes, instalando prateleiras.

Use as dicas para decorar ambientes pequenos e tenha ótimos resultados.

Outros artigos

Serigrafia: Impressão Vazada

06/05/2009

Serigrafia: Impressão Vazada

  O termo serigrafia compreende a técnica de impressão em que a tinta é vazada através da pressão de um rodo ou um puxador em uma tela de poliéster, seda ou n...

Empregados domésticos ganharão hora extra

06/07/2012

Empregados domésticos ganharão hora extra

[caption id="attachment_480440" align="alignnone" width="467" caption="Com a nova emenda, a empregada doméstica será mais valorizada. (Foto: Divulgação)"][/caption] ...

Estampas primavera-verão 2013, tendências

25/09/2012

Estampas primavera-verão 2013, tendências

A cada temporada, novas tendências da moda para vestuários surgem. As estampas são as tendências da moda para a primavera-verão 2013. Elas estarão presentes em diver...