Dicas de decoração com azulejos antigos

Os azulejos antigos estão sendo resgatados na decoração das casas, com o objetivo de personalizar e colorir os ambientes. A principal proposta consiste em…

Os azulejos antigos deixam o ambiente alegre e contribuem com um toque retrô.

Os azulejos antigos estão sendo resgatados na decoração das casas, com o objetivo de personalizar e colorir os ambientes. A principal proposta consiste em reaproveitar as peças que estão fora de linha ou que fizeram sucesso há muito tempo atrás, quando sua avó resolveu construir uma casa dentro das tendências da época.

A cerâmica antiga normalmente pode ser encontrada em várias cores, uma diversidade que permite montar composições alegres e com estilo. Outra característica importante deste gênero de produto diz respeito às gravuras, ou seja, as diferentes ilustrações que compõem a estética de cada azulejo.

Ao trabalhar com azulejos antigos na decoração da casa, o morador consegue dinamizar o visual de cada ambiente e acrescentar um toque de charme. As peças também são capazes de contribuir com uma atmosfera retrô, garantindo uma boa dose de nostalgia no cotidiano dos moradores.

Mosaico com azulejos antigos no banheiro

As peças de cerâmica antiga podem ser encontradas nas lojas especializadas, também conhecidas como cemitérios de azulejos. Estes estabelecimentos oferecem uma variedade de opções aos consumidores e contam com verdadeiras preciosidades no estoque. Os modelos disponíveis a venda se distinguem quanto ao acabamento e ao tamanho, sendo que a medida mais procurada é de 15X15 cm.

Veja também: Decoração com Ladrilhos Hidráulicos

Ideias para usar azulejos antigos na decoração

Ao invés de comprar várias peças iguais para fazer a composição com azulejos antigos, procure se guiar pela técnica do patchwork, montando um trabalho diferente e personalizado. A proposta é baseada no uso azulejos com diversas cores e estampas, sem uma sequência exata ou compromisso com a uniformidade.

Leia Também:  Cabelo crespo e cabelo cacheado: qual a diferença

Saiba mais: Patchwork com azulejos – como fazer, fotos

Os azulejos antigos se distinguem das demais formas de acabamento porque eles são capazes de contar histórias e dar vida a decoração. Confira a seguir algumas ideias criativas e de bom gosto para trabalhar com as peças coloridas e retrô no visual da sua casa.

Azulejos antigos na parede

A decoração convencional prefere adotar azulejos neutros ou até mesmo pastilhas de vidro. No entanto, a cerâmica antiga pode ser valorizada em diferentes ambientes da casa, como cozinha, banheiro, varanda, sala de jantar e muitos outros.

Caso o morador queira construir um painel, ele deve selecionar as melhores peças e usá-las para revestir a parede, adotando os mesmos cuidados do acabamento convencional. Na sua composição, valorize os azulejos com estampas de flores, desenhos geométricos e grafismos étnicos.

A decoração da parede com a cerâmica antiga também pode ser feita através dos detalhes, como por exemplo, a substituição dos azulejos trincados pelas peças com gravuras e cores vibrantes.

Quadro de azulejos antigos

Quadro montado com azulejos antigos.

Selecione os azulejos antigos mais bonitos e coloque-os numa chapa de MDF como se fosse um mosaico, deixando um espaço para a moldura. A fixação das peças na superfície pode ser feita com cola branca.

Móveis com azulejos antigos

Os azulejos antigos, coloridos e detalhados podem ser usados para decorar o tampo de uma mesa de madeira ou outro móvel. Esta ideia é interessante para reaproveitar a mobília antiga.

Aproveite as dicas para inovar na decoração com azulejos antigos.

Top