Dicas de Culinária para Festa Junina

Confira dicas de culinária para festa junina e surpreenda sua família preparando deliciosos quitutes típicos. Você também pode preparar os pratos doces e salgados para servir nos eventos de escolas, igrejas e outras instituições.

Dicas de Culinária para Festa Junina. (Foto: Divulgação)

O mês de Junho está se aproximando e, com isso, uma das festividades mais populares do Brasil: a Festa Junina. Trata-se de um evento típico e tradicional, que acontece em diferentes regiões brasileiras. Em cada região acontece de uma forma diferente, com tradições diferenciadas.

As comidas típicas de festa junina em todo o Brasil são quase que as mesmas. O que muda é o tipo de cultura que é festejada. Para os paulistas, a festa junina é formada pela quadrilha caipira. Já no Maranhão, a festa é comanda pelo “Bumba meu Boi”, personagem do folclore brasileiro e originário da região. No sul a dança da fita é o que mais faz sucesso na festa Junina da região. Enfim! São diferentes coreografias, músicas e festa pra todos os gostos. Mas e as comidas? Quais são os pratos da Festa Junina? São inúmeras receitas diferentes que fazem sucesso nessa época. A maioria é voltada para uma alimentação mais quente, devido ao frio do mês de junho na grande maioria do país.

Leia mais: Festa Junina, Festa de São João 2015

Dicas de Culinária para Festa Junina

Torne a sua festa junina mais saborosa. (Foto: Divulgação)

As comidas típicas da festa Junina fazem sucesso entre os mais diferentes paladares. O milho é um dos principais ingredientes das receitas. Com ele, você pode fazer a pamonha, o curau, cuscuz, bolo de milho, pipoca, milho cozido e assim por diante. Todos esses são pratos tradicionais da Festa Junina.

Aqui no Mundo das Tribos você encontra algumas dicas de culinária para festa junina. A seguir confira três receitas típicas deliciosas:

Receita de quentão

O quentão é uma bebida típica. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

– 1 garrafa de cachaça (600 ml)
– 600 ml de água
– 1/2 kg de açúcar
– Casca de 2 laranjas
– Casca de 1 limão
– 50 g de gengibre em pedacinhos
– Cravo-da-índia a gosto
– Canela de pau a gosto
– 1 maçã cortada em pedacinhos

Modo de preparo

Coloque em uma panela grande o açúcar, as cascas de laranja o limão o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver derretendo, adicione a cachaça e a água, deixando cozinhar por 20 minutos em fogo médio. Filtre com uma peneira, e após coloque a maçã picadinha.

Veja também: Comidas típicas para festa junina

Receita de curau de milho

O curau de milho não pode faltar na festa junina. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite
1 xícara (chá) de água
4 espigas de milho verde raladas
1 colher (sopa) de margarina
1 lata de leite condensado
Canela em pó

Modo de preparo

No liquidificador, coloque o milho e a água. Bata bem, até obter um suco cremoso. Coe a mistura e, em seguida, coloque-a em uma panela. Junte a margarina, o leite condensado e o leite. Leve o curau ao fogo e mexa até obter um creme grosso. Agora é só colocar em potinhos e salpicar canela.

Receita de pé-de-moleque

O pé-de-moleque é um doce típico. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de amendoim torrado
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Coloque o amendoim e o açúcar em uma panela, em seguida, leve ao fogo. Mexa bem, até a mistura começar a caramelizar. Acrescente o leite condensado e continue mexendo, por cerca de 15 minutos. Quando começar a aparecer o fundo da panela, é sinal de que o doce está no ponto. Despeje o pé-de-moleque em uma assadeira untada com manteiga e espere esfriar. Depois, é só cortar em quadrados.

Lista de pratos típicos de festa junina

A maçã do amor está entre as comidas típicas de São João. (Foto: Divulgação)

Logo abaixo está uma pequena lista com alguns dos pratos tradicionais da festa de São João. Aproveite a Festa de São João para se deliciar com esses pratos que quase não são preparados no resto do ano, pelo menos não todos juntos em outra festa. Confira:

Arroz doce
Algodão Doce
Amendoim doce
Amendoim Torrado
Bolo de fubá
Bolo de milho
Bolo de mandioca
Biscoito de polvilho
Cocada
Canjica
Cuscuz
Churrasco
Batata doce na brasa
Batata Doce Cozida
Quentão
Vinho Quente
Maçã do Amor
Curau de Milho
Doce de leite
Pipoca
Milho cozido
Doce de abóbora
Pamonha
Curau
Paçoca
Mini Pizza
Pastel
Pé-de-moleque
Pinhão cozido

Confira: Comidas Típicas do São João

E aí? Gostou das nossas dicas de culinária para festa junina? Tem mais alguma sugestão de prato para incluirmos na nossa lista? Deixe um comentário.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply