Cuidados diários para a pele: dicas

Todo mundo sonha em ter uma pele saudável e bonita, livre de impurezas ou defeitos. Há pessoas que quase nem se preocupam com isso,…

Todo mundo sonha em ter uma pele saudável e bonita, livre de impurezas ou defeitos. Há pessoas que quase nem se preocupam com isso, pois nasceram, felizmente, com uma pele linda. Porém, é bom saber que, mesmo quem não tem do que se queixar, é preciso cuidar do rosto, diariamente. Na realidade, disso todo mundo sabe, mas nem todos estão acostumados a fazê-lo. Especialmente os que têm pele seca ou oleosa precisam se dedicar ainda mais. Confira nossas dicas de cuidados diários com a pele.

A pele normal também precisa de cuidados diários (Foto: Divulgação)

Cuidados diários com a pele normal

Este tipo de pele é a que menos preocupa. Geralmente, ela não apresenta problemas como acne, manchas ou oleosidade excessiva. Ainda assim, vale a pena investir em produtos básicos para a pele, afinal, deve-se manter o que se tem de bom. Além disso, os sinais do tempo ou os malefícios de agentes externos irão afetar, inevitavelmente, qualquer tipo de cútis.

Pele seca pode ficar ainda pior, se não for muito bem cuidada (Foto: Divulgação)

Em primeiro lugar, a dica é não usar qualquer sabonete. Deve-se investir na compra de produtos adequados à pele do rosto. De manhã, é importante lavá-lo e, em seguida, aplicar um tônico. Após, um hidratante que contenha protetor solar é essencial. No decorrer do dia, é importante reaplicar o protetor, pois seu poder de ação diminui com a passagem das horas. À noite, deve-se lavar a pele novamente e reaplicar o tônico facial. Caso ainda não seja o momento de usar cremes antirrugas, um hidratante comum, de fórmula leve, pode ser usado, antes de dormir. Tudo isso deve ser feito, diariamente. Assim, a pele estará protegida e hidratada.

Leia Também:  Perfumes Importados Atacado, Onde Comprar

A esfoliação também é importante, pois remove as impurezas, permitindo que a pele respire melhor, além de facilitar a penetração dos produtos. Use um esfoliante específico ou uma receita caseira para esfoliação, a cada 7 sete dias. Estas são as dicas de cuidados diários básicos com o rosto.

Aprenda a fazer: Esfoliação de pele com produtos caseiros

Dicas para pele seca e oleosa

Estes dois tipos de pele merecem mais atenção. A pele seca é, geralmente, mais frágil que as outras. É preciso ter muito cuidado, principalmente no inverno. Os cuidados diários com pele seca são, basicamente, os mesmos acima descritos. A diferença é que todos os produtos devem ser especiais para este tipo de cútis. O uso de sabonetes não deve ser exagerado, pois irá aumentar o ressecamento. Duas vezes ao dia é mais que suficiente. O mesmo vale para a esfoliação, que deve ser não mais que semanal. Para isso, é preciso usar esfoliantes leves, que não agridam demais o rosto. Ao lavá-lo, é indicado optar pela água fria pois, quanto mais quente ela for, mais a pele se ressecará. 

Lavar demais a pele oleosa pode piorar o problema, pois ela acaba ficando seca, fazendo com que as células produzam ainda mais óleo (Foto: Divulgação)

A pele oleosa precisa de sabonetes neutros ou com ácido salicílico, que ajudam a prevenir acnes. O tônico para pele oleosa, por sua vez, deve ser do tipo adstringente, que contribui com a limpeza dos poros. Todos os outros produtos (protetor solar, hidratante e até maquiagens) devem ser oil free, que ajudam a prevenir o excesso de óleo. Durante o dia, pode-se lavar o rosto e reaplicar o protetor ou creme hidratante. A dica é lavar a pele, no máximo, 3 vezes diárias, pois o excesso de lavagens pode fazer com que a pele fique ainda mais oleosa.

Leia Também:  Anvisa autoriza venda de teste de HIV na farmácia

Estas são dicas básicas para os cuidados com a pele. Outras dicas, mais detalhadas, você pode conferir aqui, no Mundo das Tribos.

Aprenda os cuidados completos: Dicas para cuidar de pele oleosa

Saiba mais sobre a pele seca: Pele seca: cuidados básicos

 

Top