Dicas de cuidados com o coração

As dicas de cuidados com o coração são fundamentais para prevenir as doenças cardiovasculares e evitar as mortes causadas por tais problemas, que a…

Por Andre em 01/10/2014

As dicas de cuidados com o coração são fundamentais para prevenir as doenças cardiovasculares e evitar as mortes causadas por tais problemas, que a cada dia aumentam no Brasil, atingindo pessoas das mais variadas faixas etárias.

Dicas de cuidados com o coração (Foto: Divulgação)

De acordo com estudo divulgado recentemente pela Universidade de Columbia (EUA), o Brasil deverá ser o primeiro país do mundo em mortalidade cardiovascular, em 2040, caso continue a apresentar crescimento dos números atuais (17 milhões de brasileiros sofrem com problemas do coração, anualmente, com 300 mil mortes por ano).

Portanto, é preciso modificar esse quadro, começando a tomar mais cuidados com o coração, que podem surgir a partir de mudanças bem simples nos modos de vida, que serão benéficos não só para o coração, mas para a saúde do corpo em geral.

Dicas para planejar refeições saudáveis

Hipertensão: principais causas, sintomas, tratamentos

Dicas de cuidados com o coração

Parar de fumar é uma das melhores atitudes para combater as doenças cardíacas (Foto: Divulgação)

Cuidando melhor do coração, é possível aumentar a proteção contra doenças como o infarto, que é a causa da maioria dos casos de morte súbita, e o acidente vascular cerebral (AVC), entre várias outras.

Algumas boas dicas para cuidar do coração são:

– Faça pelo menos um check-up anual

O check-up consiste em uma avaliação médica ampla, que pode incluir a realização de exames laboratoriais e de imagens, de acordo com o quadro apresentado.

– Evite fumar

O cigarro contribui para elevar a pressão arterial, agride os vasos sanguíneos e ainda aumenta o risco de câncer, entre outros problemas.

– Tenha uma alimentação mais saudável

Alimentos ricos em gorduras saturadas e trans são péssimos para o coração, pois aumentam as chances de aterosclerose, que pode levar ao infarto e derrame. É bom evitá-los.

– Controle o peso

Reduzir e controlar o peso pode trazer ótimos benefícios para a saúde e ajudar na prevenção de doenças cardíacas. Mudar os hábitos alimentares e praticar exercícios físicos regularmente contribuem para emagrecer.

– Fique atento ao histórico familiar

Se há pessoas na família com problemas cardíacos, diabetes e hipertensão, entre outras doenças crônicas, dobre os cuidados com o coração.

Outras sugestões

Evitar o stress e controlar melhor as emoções também são boas medidas preventivas contra as doenças cardíacas (Foto: Divulgação)

Há outras dicas de cuidados com o coração que também não podem ser esquecidas:

– Controle as emoções.

– Evite o stress.

– Evite o consumo exagerado de álcool.

– Beba mais água.

– Durma melhor.

– Diante de sintomas como mal súbito, dor ou pressão no peito, falta de ar, náuseas, palpitações e sudorese, vá ao médico imediatamente.

Top