Dicas de Cuidados com Fogos de Artifício

Confira dicas de cuidados com fogos de artifício e saiba como prevenir acidentes nessa temporada de festas juninas. Nos meses de junho e julho,…

Por Redacao em 28/05/2015

Confira dicas de cuidados com fogos de artifício e saiba como prevenir acidentes nessa temporada de festas juninas. Nos meses de junho e julho, é comum presenciar vários shows pirotécnicos, que enchem o céu de cores e brilhos. No entanto, esse espetáculo precisa ser realizado com muito cuidado para não resultar em feridos e, até mesmo mortes.

Dicas de Cuidados com Fogos de Artifício. (Foto: Divulgação)

Muitas comemorações são marcadas pelos fogos de artifícios, não importa se é uma festa de aniversário, ou um casamento, chegando até as comemorações de viradas de fim de ano, mas existe uma data comemorativa, principalmente no Nordeste, que tem os fogos de artifícios como peça fundamental da alegria, que é a Festa Junina, a tal famosa Festa de São João, que ocorre no mês de junho.

Leia mais: Por que os cães têm medo de fogos de artifício?

Dicas de Cuidados com Fogos de Artifício

Os fogos de artifício são formados por pólvora e dotados de um pavio para começar a combustão. A combustão inicial gera a rápida ascensão do foguete, que a certa altura detona violentamente.  Eles são divididos por classes, e a classe é determinada pelo limite de pólvora que possui o fogo de artifício.

A classe A tem até 20 centigramas de pólvora, e pode ser usada por crianças maiores de 12 anos com tanto que estejam acompanhados pelos responsáveis. Além desta classe ainda tem mais três que é a B, C e D. Independente de qual classe que pertença o fogo de artifício, é fundamental tomar cuidado na hora de manuseá-lo.

Separamos algumas dicas de cuidados com fogos de artifício. Confira:

Preste atenção na embalagem

Preste muita atenção nas informações da embalagem. (Foto: Divulgação)

Em primeiro lugar, é imprescindível localizar uma loja especializada nesses tipos de produto. É importante olhar na embalagem e ver se os fogos têm o pré-requisito de faixa etária, pois têm certos tipos de fogos que menores de 18 anos não podem soltar.

É muito importante seguir as instruções das embalagens. Acidentes são comuns com pessoas que não empregam os fogos de forma correta.

Confira: Festa Junina, Festa de São João 2015

Escolha um lugar aberto

Não solte rojão em qualquer lugar. (Foto: Divulgação)

Procure um lugar aberto para soltar os fogos de artifício. Não o lance em ambientes fechados, nem juntos às redes de eletricidades. Próximo de residências também não é aconselhável.

Não utilize fogos em locais onde há perigo de incêndio. Também nunca solte dentro de canos, caixas de esgoto, recipientes de vidro e afins. Caso estiver com pessoas próximas, peça-as para que se afastem e nunca solte em direção a ninguém.

Contrate um profissional

É aconselhável contratar profissionais especializados em fogos de artifício, em casos daqueles shows pirotécnicos.

Outros cuidados

Jamais solte fogos perto de uma criança. (Foto: Divulgação)

Nunca deixe os fogos próximos ao corpo, nem perto de fogões, fumantes, crianças e isqueiros. Quem consumir bebidas alcóolicas também não deve manusear os produtos.

Então se for se divertir com os fogos, até que pode, mas o que não pode é descuidar, pois eles podem trazer danos irreversíveis para as pessoas afetadas.

Veja também: Receitas para Festa Junina

Curtir os dias de São João é muito bom, porém, vale a pena levar a sério as dicas de cuidados com fogos de artifício. Todo cuidado é pouco para evitar acidentes, que causam queimaduras de até terceiro grau. Não vale à pena sair de uma festa direto para um hospital com machucados graves.

Top