Dicas de Cozinha pra Quem Mora Sozinho

Mora sozinho e tem aquela grande preguiça de cozinha e não esta se alimentando corretamente? Esse é um dos grandes dilemas de pessoas que…

Por Redacao em 30/06/2011

Mora sozinho e tem aquela grande preguiça de cozinha e não esta se alimentando corretamente? Esse é um dos grandes dilemas de pessoas que optaram por isso, continuar cuidando da alimentação corretamente. Fast food, lanches e congelados, esse é o cardápio e a rotina de quem tem preguiça e não mora com mais ninguém, isso pode ser falta de afinidade com o fogão e falta de tempo também, logo acaba optando por pratos práticos e prontos o que ajudam a economizar e muito o tempo, e por muitas vezes acabam detonando a saúde e a dieta. Uma alimentação saudável é aquela cuja você possa equilibrar os nutrientes e que mantém a mente e o corpo em dia. Comidas congeladas e os fasts food, são muito apetitosos e saborosos, mas não entram nesse grupo.

É preciso um pouco de criatividade para manter a dieta balanceada e ajustar a mesma na correria do dia a dia, geralmente quem trabalha fora ou no comercio encontra problemas na agenda para conciliar demais tarefas. Por tal motivo quem vive sozinho tem horários completamente irregulares para as refeições, tirando quem gosta mesmo de cozinhar, o consumo de produtos industrializados é grande por serem de preparo rápido e pratico. Uma boa dica para quem mora sozinho comer bem é fazer cardápio semanal, fazendo a programação do que vai comer durante cada refeição. De uma olhada no que você tem dentro do armário e faça uma listinha do que falta comprar, assim você aproveita todos os alimentos que já tem em casa. Programar as refeições faz com que você balanceie sua dieta e controle também a quantidade de comida ao longo da semana. Esse programa ajuda inclusive você controlar o que vai ingerir e ajuda a crise contra a balança.

Para elaborar o teu cardápio pense em opções praticas e leves como as saladas, produtos integrais e polpas de frutas, o que são ricos em fibras e nutrientes. Dependendo da cidade onde você mora, alguns supermercados e sacolões vendem saladas prontas (cruas), que são saudáveis, acessíveis e são a certeza da presença de verduras no seu prato. Arrume um tempinho no fim de semana ou durante a mesma, faça os alimentos que comerá no almoço (sopas, feijão, legumes cozidos e carnes) congele em pequenas porções individuais.

Alias uma das maiores dificuldades de quem mora sozinho alem da preguiça de fazer os alimentos são as porções, evitar o desperdício. Listar e preparar os alimentos em pequenas porções ajuda a evitar desperdícios. Ao ir no mercado, evitar levar guloseimas e produtos que possam substituir uma refeição, tais como: bolachas, chocolates, salgadinhos de pacote, petiscos, pois quando a fome bater não pensará duas vezes antes de beliscar. Tenha sempre em mão produtos fáceis para se fazer um lanche como barras de cereais, iogurte, pão integral e frutas frescas.

Com todas essas dicas fica fácil fazer um cardápio equilibrado e saboroso, fazendo assim com que você que mora sozinho não descuide da tua alimentação e coma corretamente.

Top