Dicas De Como Tornar O Ambiente De Trabalho Saudável

O ambiente de trabalho é muitas vezes associado a uma atmosfera de estresse e dificuldades de relacionamento. No entanto, o espaço onde se desempenha…

Por Isabella Moretti em 12/07/2011

O ambiente de trabalho é muitas vezes associado a uma atmosfera de estresse e dificuldades de relacionamento. No entanto, o espaço onde se desempenha atividades profissionais pode ser melhorado com pequenas atitudes do dia-a-dia que tornam a convivência dos funcionários ao menos suportável e reduz a quantidade de conflitos.

É evidente que profissionais insatisfeitos com o ambiente de trabalho e com os companheiros não possuem boa produtividade. Essa situação fica ainda mais preocupante quando as tarefas dependem da equipe para serem concluídas. No final, a grande prejudicada pelo déficit é a empresa.

O ambiente definido como saudável para trabalhar é aquele que proporciona condições para os funcionários desempenharem atividades sem transtornos. No que diz respeito ao arranjo físico, os responsáveis pela empresa precisam fazer um planejamento de cada área e distribuir os profissionais de forma adequada, de modo que isso estimule a produtividade e deixe o trabalhador satisfeito.

O espaço onde as pessoas trabalham dentro de uma empresa precisa ter boas condições térmicas, circulação de ar e iluminação adequada para o desempenho das tarefas. Ao planejar o arranjo físico, é importante tomar cuidado para não acomodar vários funcionários numa área pequena, porque isso dificulta as atividades e pode deixar as pessoas desmotivadas no trabalho.

O crescimento empresarial depende muito de um ambiente de trabalho saudável, por isso todas as apostas são válidas em benefício do lugar ocupado pelos funcionários. Para não criar circulação de pessoas desnecessária pela empresa, procure colocar os profissionais que se relacionam com freqüência num mesmo ambiente e agilize dessa forma as ações dentro do espaço organizacional.

O ambiente saudável para se trabalhar também depende do posicionamento dos móveis, ou seja, não dá para deixar a mobília de qualquer jeito no espaço. Para evitar estresse com relação ao trabalho é fundamental que a empresa invista em equipamentos modernos e inove a infraestrutura da melhor forma possível para acomodar os trabalhadores.

A postura de cada funcionário dentro da empresa também contribui para criar um ambiente saudável e melhorar a atmosfera. Tolerância, honestidade, liderança, responsabilidade, reconhecimento, humildade e cortesia são fatores que ajudam a manter uma convivência mais pacífica em equipe. Independente do cargo ocupado na empresa é necessário passar o respeito a diante e evitar ao máximo as situações constrangedoras.

Os empresários ainda estudam maneiras sobre como tornar o ambiente de trabalho saudável e até contratam profissionais especializados para elaborar um planejamento. Pequenas mudanças no arranjo físico e uma reeducação dos funcionários que se relacionam podem ser aspectos decisivos na busca por tranqüilidade no trabalho.

Confira outras dicas para melhorar o ambiente de trabalho elencadas a seguir:

– para evitar a fraqueza e o cansaço dos funcionários, promova atividades que combatam o sedentarismo, como as aulas de ginástica laboral;

– monte um espaço na empresa onde os funcionários possam aproveitar o intervalo para um café e um bate-papo;

– é importante que os funcionários recebam orientações sobre a postura na hora de trabalhar para não ter problemas de saúde;

– caso exista um refeitório na empresa, contrate um nutricionista para elaborar um cardápio balanceado para os trabalhadores;

– atividades de motivação são importantes para melhorar o rendimento dos funcionários e tornar a atmosfera mais suave.

– os chefes podem ser exigentes, a posição da hierarquia exige isso para obter resultados, mas isso não significa tratar os funcionários com arrogância.

Top