Dicas De Como Ser Chique Em Jantar De Gala

O jantar de gala é um evento sofisticado, no qual os convidados precisam saber como se comportar para não passar vergonha. Ter boa educação…

O jantar de gala é um evento sofisticado, no qual os convidados precisam saber como se comportar para não passar vergonha. Ter boa educação a mesa nem sempre é suficiente para evitar as gafes durante a confraternização, por isso é importante ir preparado para o jantar de gala e estar ciente das principais dicas de etiqueta.

Marcado pela sofisticação, o jantar de gala se mostra um evento pouco freqüente e normalmente destinado a alta sociedade. Independente do espaço onde a confraternização é realizada, os convidados precisam estudar um pouco a respeito de etiqueta e boas maneiras para não fazer feio na hora de se servir.

Em primeiro lugar, ates de comparecer ao jantar de gala, é necessário se preocupar com as roupas que serão usadas para a ocasião. Nada de adotar um look exagerado com peças “chic”, isso pode transformar a aparência em algo cafona. Experimente ser o mais simples possível com a sua escolha, valorizando é claro as opções disponíveis de trajes de gala. O vestido longo para mulheres e o meio-fraque para homens são clássicos para um acontecimento social mais requintado.

O jantar de gala chique normalmente tem uma decoração luxuosa, com tudo cuidadosamente organizado para impressionar os convidados. A mesa posta costuma ser revestida com uma toalha elegante, sem muitas estampas para não sobrecarregar o visual. As louças e talheres são magníficos e colocados de forma adequada sobre a mesa, seguindo a etiqueta. Para manter o padrão sofisticado, garçons circulam pelo espaço servindo petiscos e bebidas antes do grande jantar.

O cardápio do jantar de gala também se revela bem peculiar, com pratos refinados preparados a partir das receitas da alta-gastronomia. Antes de aprender como se comportar numa mesa, é recomendado conhecer os principais pratos servidos nesse tipo de confraternização para não ser surpreendido.

Leia Também:  Como Comprar no Mercado Livre - Dicas

O manuseio dos talheres e o comportamento durante o jantar de gala geram dúvidas entre as pessoas. O nervosismo pode atrapalhar o indivíduo que participa da refeição, por isso é importante manter a tranqüilidade para se lembrar do que deve ser feito ao se acomodar numa mesa.

Como se comportar num jantar de gala?

As regras de etiqueta costumam assustar as pessoas que na são familiarizadas com os eventos de gala. No entanto, elas servem para evitar possíveis constrangimentos e melhorar o relacionamento das pessoas no ambiente e com os requintes que lhe são apresentados.

Ao se acomodar para o jantar, procure não manter uma postura muito reta e tensa. Fique natural, sem é claro colocar os cotovelos na mesa porque isso atrapalha quem está sentado ao lado. Entre as cadeiras deve haver um espaço para que o garçom possa servir com comodidade.

Os talheres precisam estar dispostos na mesa em harmonia, acompanhando os pratos e taças que compõem a mesa de jantar de gala. Lidar com as peças costuma ser um pouco difícil para quem não tem costume, mas algumas recomendações podem facilitar o manuseio:

– o guardanapo de tecido deve ser colocado do colo, enquanto o de papel permanece na mesa;

– procure respeitar a ordem dos talheres e pegar cada peça com delicadeza para não aparentar um aspecto selvagem durante a refeição;

– ao saborear um prato líquido, como é o caso da sopa, evite assoprar ou fazer barulhos com a boca;

– os punhos devem sempre estar apoiados na mesa em sinal de elegância;

– os talheres de um jantar de gala serão sempre de prata, por isso é necessário ter delicadeza nos movimento para manuseiá-los;

Leia Também:  Caso Décio: Polícia prende dois suspeitos pelo crime

– os talheres estarão dispostos na mesa de acordo com a ordem de uso, então procure conhecê-la e respeitá-la;

– evite fazer gestos com talheres em mãos.

Aproveite as dicas de como ser chique num jantar de gala e evite as grandes gafes.

Top