Dicas De Como Se Vestir No Estilo Retrô

O estilo retrô retoma as tendências que fizeram sucesso durante as décadas passadas. A moda em si costuma fazer esse tipo de resgate, combinando…

O estilo retrô retoma as tendências que fizeram sucesso durante as décadas passadas. A moda em si costuma fazer esse tipo de resgate, combinando peças antigas com as modernas para montar um look totalmente original. As roupas retrô podem ser incorporadas ao visual do dia-a-dia ou também servir de figurino para festas temáticas.

Ao longo do tempo a moda passou por grandes mudanças, inovando a aparência de homens e mulheres a cada geração. Em algumas décadas as roupasse apresentaram de maneira mais contida e básica, em outras a ousadia esteve em alta para dar personalidade ao look. As roupas retrô permitem diversas combinações, principalmente para quem deseja ser original. No entanto, para conquistar os melhores resultados, é necessário escolher as peças com bom gosto e criatividade.

A moda retrô, também chamada de vintage, recupera as tendências dos anos 20, 30, 40, 50, 60 e 70. Tanto as roupas para mulheres como para homens foram mudando ao longo do tempo, reconhecendo as necessidades e desejos de cada geração. As roupas femininas e masculinas retrô expressam o espírito de cada época e continuam servindo de inspiração para que os estilistas desenhem suas coleções.

Há muitas dicas de roupas retrô que podem ser aproveitadas, principalmente de a pessoa procurar conhecer a fundo o estilo e aspirações de cada época. Veja a seguir algumas das principais tendências de moda que predominaram em cada década.

Moda retrô anos 20: conhecida como a Era do Jazz, esse período foi capaz de influenciar de forma decisiva o look feminino. As mulheres finalmente se livraram dos espartilhos e passaram a usar vestidos mais curtos, sem perder a elegância. As roupas passaram a destacar uma silhueta com poucas curvas e seios discretos. O uso de chapéus para completar o look também era bem típico na época. Os homens dos anos 20 optavam por um visual charmoso e elegante.

Leia Também:  Acessórios discretos para cabelo: fotos

Moda retrô anos 30: nessa década a forma de se vestir se tornou mais ousada, afinal, o mundo estava passando por sérias crises. Os trajes femininos voltaram a destacar uma silhueta bem desenhada, através de vestidos justos e retos. As roupas passaram a assumir um visual mais esportivo também, principalmente no que diz respeito aos trajes de banho. Os óculos escuros se tornaram popular na década de 30, tal como o uso de shorts.

Moda retrô anos 40: nesse período caracterizado pela Segunda Guerra Mundial, a moda teve a missão de se adaptar as necessidades das pessoas. O estilo militar se tornou freqüente para homens e mulheres. Os tecidos usados para a confecção de roupas eram mais alternativos, já que o setor têxtil estava passando por dificuldades. O look anos 40 deixou a mulher mais simples, mas também destacou o chapéu como principal complemento.

Moda retrô anos 50: um período decisivo para o mundo da moda, marcado pelo espírito de pós-guerra. Nessa década a mulher se apresentou mais feminina e sofisticada. As pin-ups serviram de inspiração para compor um visual moderno e com uma sensualidade discreta. As atrizes Marilyn Monroe e Brigitte Bardot foram dois grandes ícones de beleza que inspiraram a moda da época. Na segunda metade da década, sob a influência do Rock in Roll, as roupas se tornaram mais descontraídas e a juventude consagrou peças como saias rodadas, blusão de couro calças cigarrete e jeans. Para os meninos da década de 50, o astro James Dean foi o principal difusor de tendências.

Moda retrô anos 60: foi definitivamente uma época revolucionária para a moda, influenciada pelo Rock in Roll e pelo espírito de libertação do pós-guerra. O jeans esteve em alta como sinal de rebeldia, tal como as saias rodadas e estampas de bolinhas. Inspirados no quarteto “The Beatles”, os rapazes passaram a usar roupas um pouco mais justas e paletós despojados. No final da década as mulheres se libertaram das saias e começaram a usar calças com mais freqüência.

Leia Também:  Moletom de Banda de Rock

Moda retrô anos 70: o movimento hippie influenciou nas tendências da moda, com estampas psicodélicas e calças pantalona. O colorido frenético foi típico dessa geração, que era contra o consumo e a favor da paz. O estilo safári, os motivos florais, as bijuterias étnicas, botas de camurças e roupas artesanais viraram febre nessa época.

Agora que você já sabe como se vestir no estilo retrô, escolha qual das décadas é sua inspiração para montar o look ideal. As peças vintage são encontradas nos brechós e permitem fazer composições maravilhosas.

 

Top