Dicas de como se Sair Bem no Primeiro Dia de Trabalho

Primeiro dia em novo emprego, ou até mesmo um novo cargo dentro da mesma empresa é sempre aquela expectativa de que nada pode dar…

Primeiro dia em novo emprego, ou até mesmo um novo cargo dentro da mesma empresa é sempre aquela expectativa de que nada pode dar errado, você fica muito tenso, com aquela preocupação de mostra serviços. Então vamos auxiliar você neste tema tão importante para sua carreira profissional, listando algumas dicas para se sair bem no primeiro dia de trabalho.

Vamos começar pelo dia anterior, procure dormir suficiente na noite anterior, para que no outro esteja bem disposto, saia de casa mais cedo do que precisaria, afinal podem acontecer alguns imprevistos e assim você terá uma margem a mais de tempo, e não chegar estressado no primeiro dia de trabalho.

Mas se por acaso você chegar mais cedo resista à tentação de querer “mostra serviço”, afinal pontualidade funciona nas duas direções; não há problema em chegar 10 minutos mais cedo, mas se você chegar meia hora mais cedo, vai chamar a atenção negativamente, e pode até mesmo atrapalhar uma eventual reunião cujo assunto é como recebê-lo.

Você deve procurar ter metas para que assim que chegar ao local não ficar se batendo:

•Saber claramente a localização da minha sala e da minha mesa de trabalho, e como chegar a ela a partir das entradas e dos demais locais relevantes.
•Saber onde estão as saídas e os locais relevantes à minha atividade.
•Saber onde ficam os banheiros, a copa, o almoxarifado e a reprografia.
•Saber o meu telefone e ramal, bem como os dos meus principais contatos, e o fax se houver.

•Saber meu login e senha, os endereços associados a mim e os que eu precisarei usar freqüentemente.
•Saber quais manuais ou guias a organização espera que eu leia.
•Saber o nome e cargo do meu chefe e dos demais colegas próximos – anotá-los discretamente.

Leia Também:  Curso de Limpeza Hospitalar

Se tiver uma dúvida, pergunte à pessoa certa, mas procure fazer perguntas inteligentes. Critique pouco, e resista à tentação de oferecer sugestões imediatamente, especialmente se forem baseadas na forma como você estava acostumado a trabalhar em outro lugar – estas sugestões podem ser muito bem-vindas depois que o grupo já estiver se adaptando à sua presença, mas raramente enquanto você ainda for visto como o recém-chegado.

Não é hora de destacar-se no vestuário, nos acessórios ou em outros aspectos pessoais. Você não precisa se esconder, mas também não deve esforçar-se para brilhar excepcionalmente.

Fuja das fofocas e não faça pré-julgamentos ainda que alguém critique um colega. Limite-se a escutar e deixe para tirar suas próprias conclusões com o tempo. Explane interesse ao explicarem suas tarefas, preste o máximo de atenção e aproveite para tirar todas as dúvidas. Não tenha medo de perguntar e se preciso, anote tudo. Aproveite estas dicas e tenha um ótimo dia de trabalho. Mantenha a calma, confie sempre em Deus e na sua competência e saiba como manter a traquilidade no seu primeiro dia de trabalho, pois ele vai garantir o seu sucesso nos próximos.

Top