Dicas de como passar em Concursos Públicos

  As dicas de como passar em concursos públicos prometem ser de grande ajuda para quem busca aprovação nos processos seletivos mais concorridos do…

Por Redacao em 05/08/2014

 

As dicas de como passar em concursos públicos prometem ser de grande ajuda para quem busca aprovação nos processos seletivos mais concorridos do Brasil. O funcionalismo público desperta interesse nas pessoas porque garante estabilidade, bons salários e uma série de benefícios.

Dicas de como passar em Concursos Públicos. (Foto: Divulgação)

Não existe uma fórmula mágica de como passar em concurso público. Quem realmente tem este objetivo na vida deve se empenhar nos estudos e ter disciplina para conseguir adquirir os conhecimentos cobrados nas provas.

7 Dicas de como passar em Concursos Públicos

Quer construir carreira sendo servidor municipal, estadual ou federal? Então confira dicas de como passar em concursos públicos:

1. Defina um objetivo

O concurseiro deve ter objetivos estabelecidos ao escolher as provas que vai prestar. É importante que ele conheça as atribuições do cargo para ver se realmente combina com o seu perfil. No trabalho, não basta apenas ter uma boa remuneração, também é importante gostar das atividades realizadas.

2. Determine uma área para direcionar os estudos

A vida do concurseiro se torna mais simples quando ele escolhe uma área de concurso, que pode ser banco, polícia ou fiscal. Desta forma, fica mais fácil estudar as matérias que são cobradas nas provas.

É fundamental montar um cronograma de estudos. (Foto:Divulgação)

3. Monte um cronograma de estudos

Uma das principais dicas de concurso público é montar um cronograma de estudos. Esta espécie de planejamento ajuda a aproveitar o tempo de forma mais produtiva. O concurseiro não deve se dedicar apenas aos livros, ele também precisa reservar horários para lazer e descanso.

4. Não espere a publicação do edital

O concurseiro deve criar uma rotina de estudos, ou seja, ele deve começar a se preparar para uma determinada prova antes mesmo de o edital ser publicado. Ao estudar com antecedência, ele consegue se dedicar melhor às disciplinas que costumam ser cobradas nos concursos do seu interesse.

5. Leia e releia o edital

Quem não sabe como se dar bem em concursos públicos deve levar a sério esta dica: ler e reler o edital. O documento apresenta minúcias sobre o processo seletivo, como datas de provas, prazos de inscrições, atribuições dos cargos, números de vagas, entre outras informações. O edital também fornece ao candidato o conteúdo programático da prova escrita.

6. Comece a estudar pela matéria mais difícil

Na hora de estudar para concursos, é recomendado começar pela matéria mais difícil. Desta forma, a pessoa tem mais tempo para se dedicar aos assuntos que tem dificuldade e esclarecer as principais dúvidas através da resolução de exercícios.

Resolver as provas anteriores é uma forma interessante de estudar. (Foto: Divulgação)

7. Resolva provas anteriores

Um dos mais importantes passos para ser aprovado em concurso público é resolver as questões anteriores. Esta atividade ajuda a testar a eficiência da rotina de estudos e também permite conhecer o estilo da prova. O concurseiro também pode contar com a ajuda da internet e fazer os simulados de concursos públicos.

Depois de conhecer as dicas de como passar em concursos públicos, não perca tempo e comece a estudar.

Top