Dicas de como limpar persianas

As cortinas do tipo persiana dão um visual mais clean aos ambientes. Não é de hoje que muitas pessoas optam por usar persianas na…

As cortinas do tipo persiana dão um visual mais clean aos ambientes. Não é de hoje que muitas pessoas optam por usar persianas na decoração da casa, do escritório e de outros lugares. Pode ser usada sozinha, ou combinada com cortinas convencionais, ser de madeira, alumínio, PVC ou tecidos, enfim, existem modelos para todas as necessidades e gostos. No entanto, limpar persianas pode ser um pouco demorado, embora não seja tão complicado. A tarefa também exige certa delicadeza, já que as cerdas da cortina podem ser danificadas. Veja algumas dicas para limpá-las.

Pano úmido ou bucha com detergente neutro são suficientes (Foto: Divulgação)

Como limpar persianas de alumínio ou plástico

Estes dois tipos de persiana são mais fáceis de se limpar. A poeira que nelas se acumula pode ser retirada, usando-se pano ou bucha. Para retirar o excesso de sujeira pesada do dia a dia, vale a pena usar, antes, o aspirador de pó. Indica-se usar o bico de escova do aparelho e, com muito cuidado, aspirar a poeira acumulada. O espanador também ajuda a remover o excesso e ainda é mais fácil para que se alcancem os vãozinhos, entre as cerdas. Pode-se fazer isso, semanalmente.

Para limpar persianas de alumínio ou plástico, de forma mais profunda, vale a pena apostar em um tecido úmido ou bucha com detergente neutro. Se ficar muito molhada, seque a persiana, com um pano seco.

Acessório que limpa várias cerdas, ao mesmo tempo (Foto: Divulgação)

Outra forma de limpar persianas deste tipo é com este acessório da imagem, acima. Ele é capaz de limpar várias cerdas, de uma só vez. Entretanto, deve-se ter a mão bem leve, ao fazê-lo. Caso contrário, as cerdas irão se entortar ou amassar, comprometendo a beleza do ambiente.

Continuar Lendo  Onde Comprar Persianas Verticais

Dicas para limpar persianas de madeira ou tecido

Para limpar persianas de madeira, é preciso remover qualquer vestígio de água, ao final da tarefa. Este material, se permanecer úmido, irá se empenar, fazendo com que as cerdas fiquem tortas. Pode-se fazer o mesmo procedimento, descrito acima, porém tomando o cuidado de nunca deixar a persiana molhada.

Persianas também são úteis à decoração (Foto: Divulgação)

Existem vantagens e desvantagens ao optar por persianas. Um dos pontos negativos é, justamente, em relação à limpeza, principalmente se ela for de tecido. Os modelos horizontais podem ser removidos e lavados, com mais facilidade. Isso, é claro, se a pessoa estiver habituada a desmontar a persiana. O tecido acumula poeira e outras partículas de sujeira e, quando permanece assim por muito tempo, fica realmente encardido. Indica-se usar o aspirador de pó, semanalmente. Entretanto, ao menos duas vezes por ano, é preciso contratar um serviço especializado de limpeza, a fim de remover toda a sujeira, sem danificar o material.

 

Top