Dicas de como estudar para concurso

Veja dicas de como estudar para concurso e melhore muito a sua preparação para as provas. Se você é um concurseiro, sabe o quanto…

Veja dicas de como estudar para concurso e melhore muito a sua preparação para as provas. Se você é um concurseiro, sabe o quanto é difícil organizar os estudos e seguir o cronograma. No entanto, é preciso ter disciplina, força de vontade e foco para conseguir superar as dificuldades.

Confira: Técnicas para Passar em Concurso Público

Dicas de como estudar para concurso. (Foto Ilustrativa)

Com um mercado de trabalho tão concorrido, os concursos públicos transformaram-se em grandes alternativas para a obtenção de um emprego com bons salários, cargos e, o melhor para muitos: estáveis. Contudo, para se chegar lá, é preciso passar na prova. E aí é que são elas. Normalmente as vagas são muito – muito mesmo! – concorridas. No último concurso dos Correios, para se ter uma idéia, a média geral era de mais de 121 candidatos por vaga. É mole?

E como fazer para superar essa montanha de competidores? A saída é: estudar. Depois de estudar, a outra opção é: estudar. E assim segue: estudar, estudar e estudar. Portanto, respire fundo, junte os livros, apostilas, lápis, borracha, caneta, paciência e força de vontade e vá à luta. Porém, você não precisa, necessariamente, partir para essa jornada sozinho.

Leia mais: Como não errar na preparação para concursos públicos

Dicas de como estudar para concurso

Separamos algumas dicas de como estudar para concurso. Confira:

Leia Também:  Apostilas gratuitas para concurso da Petrobrás

Não desista

Mesmo nos momentos de desânimo, não desista. (Foto Ilustrativa)

Aprenda a lidar com os dias de desânimo, pois eles certamente aparecerão.  Lembre-se diariamente dos motivos que o estão fazendo estudar, ter planos e persistir.

Valorize os momentos de lazer

Não se esqueça dos seus momentos de lazer. São eles que recarregarão as suas baterias. Para isso, organização e disciplina são imprescindíveis. Além do lazer, família, relacionamento, exercícios e outros afazeres não podem ser negligenciados.

Organize bem os estudos

Quando falamos em organização, é organização mesmo! Faça um quadro com horários, colocando nele todas as tarefas a serem realizadas. Assim você consegue definir prioridades.

Organize-se bem para começar a estudar. (Foto Ilustrativa)

Muito cuidado na hora de fazer a prova

Não vacile na hora da prova. Cuidado com as questões aparentemente fáceis. Se assim você pensa, são pontos que não se pode perder. Respeitar isso poderá ser fundamental no resultado final – além de uma boa lição de humildade.

Veja também: 10 erros para evitar em concursos públicos

Reconheça o tipo de prova

Respeito o tipo da prova. Ela pode ser objetiva ou dissertativa. Na primeira, seja metódico. Na segunda, mostre seus conhecimentos com objetividade. Abra e feche a resposta com breves comentários e concentre o conteúdo da resposta no miolo. Se estiver com muita dúvida em uma questão, passe para a próxima.

 Participe de simulados

Exercite os seus conhecimentos fazendo simulados. (Foto Ilustrativa)

Se estiver fazendo cursinho, atenção especial aos simulados. Resolva questões e provas da matéria que estudou, como forma de fixar o conteúdo. Há também opções de simulados na internet. Procure um voltado aos assuntos que você estudou e marque o tempo real da prova ao respondê-lo. Use apenas o material permitido pelo processo seletivo, constante no edital.

Leia Também:  Concursos públicos 2016: saiba como aumentar chances

Aposte nas provas orais

Treine para fazer provas orais com colegas. Simule ser o respondente e o examinador. Nessa segunda opção, repare na postura e respostas do colega como se você fosse da banca para ter noção de como se postar na hora da prova.

Faça anotações coloridas

Use diferentes cores quando fizer suas anotações. Isso estimula mais a atenção e permite correlacionar cores com assuntos ou com referências. Por exemplo, o que está em vermelho são os assuntos mais “quentes” para cair, o que está em azul são as exceções. Os conceitos podem ficar na cor verde, e assim por diante.

Leia e resuma

Leia e faça os seus próprios resumos. (Foto Ilustrativa)

Leia três vezes os temas principais. A primeira serve para tomar conhecimento, a segunda para a análise e conclusões pessoais e a terceira para se fazer o resumo e preparar as respostas.

Treine a escrita

Escreva todos os dias. Pratique sua letra, para facilitar a vida do corretor. Pratique a narrativa. Faça isso escrevendo qualquer coisa: poesia, conto, relato, recado, pensamento… não importa. Quando estiver na internet, só escreva, mesmo que em Facebook ou e-mail, no português completo e correto. Nada de abreviar e de “internetês”. Lembre-se, a prática leva à perfeição.

Saiba mais: Concurso públicos: dicas para passar

Seguindo as nossas dicas de como estudar para concurso, com certeza você terá um bom desempenho na prova e assim maiores chances de ocupar um cargo público. Continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, pois temos muitas outras matérias direcionadas aos concurseiros. Bons estudos!

Top