Dicas de como estudar leis para concursos

Ser aprovado em um concurso público não é fácil, isso porque muitas vezes as disciplinas cobradas são novidades para os “concurseiros”, além da grande…

Por Élida Santos em 16/03/2012

Ler livros específicos para vestibulares auxilia em seu estudo (Foto: Divulgação)

Ser aprovado em um concurso público não é fácil, isso porque muitas vezes as disciplinas cobradas são novidades para os “concurseiros”, além da grande quantidade de candidatos por vaga. As leis, por exemplo, são cobradas com frequência nos mais diferentes tipos de avaliações de concursos públicos. Nesse segmento o direito constitucional e o direito administrativo são campeões.

Essas matérias são fundamentais para que o futuro servidor compreenda com clareza a sua função. Além disso, muitas leis estudadas para ser aprovado em processos de seleção são úteis para a vida pessoal do cidadão.

Depois de ler o edital do concurso e ver que terá que aprender coisas novas, relacionadas à leis é hora de criar uma rotina de estudo. Agir de maneira negativa só vai piorar as coisas. Compreenda o que é a matéria de uma forma generalista e o modo que se relaciona com outras disciplinas do direito. Para isso leia um bom livro que trabalhe o assunto desejado, ou contrate um professor da área. Como a linguagem do Direito é bastante técnica o ideal é procurar entender as linhas gerais da disciplina antes de sair por aí lendo apostilas e publicações de leis.

Faça provas de anos anteriores (Foto: Divulgação)

Durante o estudo escreva no material ou em um caderno o que entendeu sobre o assunto. Assim ficará mais claro como aquela lei atua, o que lhe ajudará a lembrar a função daquele dispositivo do direito. Essa estratégia é ótima para integrar os dados teóricos à linguagem fria da lei.

O material de estudo deve ser composto por livros específicos para concursos, pois usam linguagem mais simplificada e uma abordagem direta, como é cobrado nas avaliações. Já o vocabulário jurídico é composto por termos que muitas vezes só são entendidos por quem é da área. Por isso, os livros utilizados nas faculdades não são os mais indicados nesse caso.

Para fechar o processo de estudo o candidato deve tentar resolver provas anteriores do concurso em questão. Foque nas disciplinas de Direito, leia com atenção e mais de uma vez se for necessário. Dessa forma você vai confrontar o seu conhecimento teórico com o que realmente cai nas provas com matérias sobre leis. Você vai descobrir se estudou tudo que deveria, ou se alguns temas passaram desapercebido. Caso isso aconteça retome o estudo.

Top