Dicas de Como Cuidar do Bonsai

Cuidar de um bonsai não é tarefa simples, a pessoa deve estar ciente de que essa pequena árvore chinesa necessita de um tratamento especial.…

Cuidar de um bonsai não é tarefa simples, a pessoa deve estar ciente de que essa pequena árvore chinesa necessita de um tratamento especial. Por possuir um porte pequeno, o bonsai de revela uma das melhores opções de paisagismo para jardins de inverno ou até mesmo para decorar algumas áreas de uma casa com pouco espaço, mas é fundamental que o proprietário conheça as necessidades da planta.

Apesar de ter sido cultivado pela primeira vez na China em 200 d.C, o bonsai foi agregado a cultura japonesa com mais força e passou a marcar presença em diversas casas no Japão. O cultivo da arvorezinha se tornou a principal forma de jardinagem em terras orientais e ao longo do tempo diagnosticou-se a fragilidade para a sobrevivência dessa planta.

O termo bonsai significa “árvore em bandeja”, já fazendo referência de que essa espécie é cultivada em pequenos vasos. Muitos consideram a planta como uma replica artística das árvores naturais, uma perfeita miniatura. Existem diversas espécies de bonsai, como Aroeira, Camboim, Fícus, Ligustro, Ipê, entre outros. O estilo também é uma variante do bonsai, podendo ser Cascata, Ereto, Multiformato, Moyogi, Vassoura, Planta sobre pedra, Inclinado e Paisagem.

Para que a arvorezinha sobreviva, cabe ao proprietário saber como regar o bonsai, a necessidade de água que ele possui. Normalmente adiciona-se água uma vez por semana, mas é importante avaliar o nível de umidade do solo e regar apenas quando a terra estiver seca. A quantidade de água é um fator decisivo para a sobrevivência da árvore.

A adubação do bonsai também é um fator importante para garantir a beleza da planta, devem-se usar adubos com pouca quantidade de nitrogênio. Existem diversas marcas desse produto no mercado, cabe ao proprietário do bonsai avaliar a composição de cada item e a freqüência em que a adubação precisa ser feita. Além de usar adubo mineral, é aconselhável também usar produtos orgânicos pelo menos uma vez por mês.

Continuar Lendo  Saiba como cuidar de bonsai

Ao cuidar de bonsai em apartamento, procure evitar o excesso de sol na arvorezinha, a alta temperatura pode trazer sérios prejuízos. É fundamental deixar essa planta próxima da janela, para que ela conte com boa luminosidade e possa realizar sua fotossíntese sem interferências.

Aproveite essas dicas para cuidar do bonsai e mantenha a sua árvore em miniatura sempre bonita!

Top