Dicas de Como Combater o Chulé

É muito constrangedor ter que tirar os calçados em um local público e descobrir que esta com chulé. Ninguém gosta de sentir esse mau…


É muito constrangedor ter que tirar os calçados em um local público e descobrir que esta com chulé. Ninguém gosta de sentir esse mau cheiro, nem quem tem chulé e tão pouco quem está ao lado. O chulé é mais forte em adolescentes por causa da mudança hormonal, mas as vezes ele perdura até a idade adulta e quem tem o problema fica mal, ele tira o ânimo e abala a auto estima de qualquer pessoa. Para quem pensa que o que causa o chulé é só o suor excessivo está muito enganado, pois o material e a conservação dos calçados também provocam o mau cheiro, as meias também influenciam no aparecimento do odor ruim. Muitos especialistas afirmam que usar o mesmo calçado todos os dias pode provocar chulé e até mesmo problemas nos pés, o aconselhável é usar um calçado diferente a cada dia ou a cada dois dias.

O que causa o chulé?

O suor excessivo das plantas dos pés causa o chulé, que é cientificamente chamado de bromidose plantar. O problema se agrava ainda mais por causa da falta de higiene que pode levar a proliferação de bactérias e fungos, mas é preciso procurar um medico se o suor for excessivo por que ele pode estar ligado a doenças como hipertireoidismo, diabetes e obesidade. É preciso estar atento ao suor excessivo e deixar de lado a vergonha e procurar recursos para melhorar o chulé.

Quem esta mais propicio ao chulé?

Os homens jovens e de meia idade são mais propícios ao chulé, mas pode acontecer também nas crianças, pois o odor resulta da ação de bactérias e fungos na queratina macerada pelo suor. Mas alguns cuidados podem ser essenciais para ajudar a melhorar o mau cheiro nos pés, e um bem simples é trocar as meias todos os dias e de preferência usar meias de algodão e colocar os sapatos todos os dias para pegar sol e ar puro. Para evitar o chulé você pode usar talcos antiperspirantes ou sprays próprios para controlar o suor e eliminar as bactérias que causam o mau cheiro.

Leia Também:  Como Escolher um bom Mecânico e Não ser Enganado

Como acabar com o chulé?

Para poder acabar com o chulé é preciso redobrar os cuidados com a higiene para eliminar a umidade dos pés dificultando a ação dos fungos e das bactérias. Se você quiser combater o chulé e ficar livre desse odor, então você deve seguir as seguintes recomendações:

– Secar bem os pés após o banho e entre os dedos para evitar as frieiras;

– No verão não use calçados fechados por que eles aumentam a transpiração e pode causar chulé;

– Use sapatos com meias de algodão, pois elas absorvem melhor o suor e use sempre meias limpas;

– Não ande descalço em ambientes úmidos como saunas, banheiros coletivos e lava pés;

– Use apenas material esterilizado para cortar as unhas ou compre os seus próprios materiais;

– Não use os mesmos calçados todos os dias;

– Coloque os calçados no sol.

Curiosidade

Você sabia que alguns chinelos também dão chulé? Isso mesmo, e sabe por quê? Por que calçados confeccionados com materiais sintéticos como borracha e plástico tendem a concentrar mais o calor e a umidade, e consequentemente aumentam o mau cheiro.

Concluindo

Depois de conhecer um pouco mais sobre o chulé, você também já sabe que é possível viver sem ele, basta tomar certos cuidados que ele vai embora definitivament,e e você se livra do constrangimento causado pelo mau cheiro e pode ficar tranquilo se tiver que tirar os calçados em algum lugar público. Chega de passar vergonha perto das pessoas por causa do chulé, cuide-se e você poderá ser uma pessoa sem culpa e sem constrangimento.

Top