Dicas de ceias para hipertensos

Confira uma seleção de dicas de ceias para hipertensos. Nessa matéria, iremos apresentar alguns cuidados alimentares que precisam ser tomados nas festas de final…

Por Isabella Moretti em 23/12/2014

Confira uma seleção de dicas de ceias para hipertensos. Nessa matéria, iremos apresentar alguns cuidados alimentares que precisam ser tomados nas festas de final de ano. As pessoas com hipertensão arterial possuem uma saúde frágil, por isso não podem exagerar nos pratos gordurosos.

Dicas de ceias para hipertensos. (Foto: Divulgação)

É quase impossível resistir às delícias da ceia de natal e ano novo. Peru, chester, arroz com passas, rabanada, leitoa e pernil são apenas alguns dos tantos pratos que dão água na boca. Quem sofre de pressão alta, no entanto, não pode exagerar nas porções.

Uma alimentação inadequada nas festas de final de ano pode elevar os níveis de colesterol ruim, aumentando as chances de doenças cardíacas, AVC e infarto. Os pratos calóricos, gordurosos e com muito também contribuem com a obesidade, uma condição muito perigosa para hipertensos.

Leia mais: Dicas para comer menos nas festas fim de ano

Dicas de ceias para hipertensos

Os hipertensos devem tomar cuidado com o excesso de sal e gordura. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir uma seleção de dicas de ceias para hipertensos:

Petiscos saudáveis

Antes da ceia, muitas pessoas acabam se rendendo aos petiscos gordurosos e com muito sal. Os hipertensos, no entanto, devem dar preferência ao mix de oleaginosas, como é o caso da castanha-do-pará, amêndoas, castanha de caju e nozes.

Evite os frios

Os frios, servidos como aperitivos, são ricos em gordura e sal, por isso devem ficar de fora da dieta do hipertenso. O ideal é substituir o queijo mussarela por tofu, temperado com um pouco de azeite e orégano.

Aposte nas frutas

As frutas são sempre bem-vindas à dieta do hipertenso. Saudáveis e saborosas, elas podem ser consumidas como aperitivo ou sobremesa. Só procure evitar as frutas em calda ou compotas, pois elas são ricas em conservantes e fazem mal à saúde.

As saladas são saudáveis e nutritivas. (Foto: Divulgação)

Coma saladas frias e quentes

As saladas não podem ficar de fora da ceia de natal do hipertenso. Elas podem ser preparadas com folhas (alface, rúcula ou agrião) e depois temperadas com azeite e ervas aromáticas. As saladas quentes também combinam com as festas de final de ano, já que são preparadas com lentilha ou grão de bico.

Escolhas saudáveis para o prato principal

As carnes magras são mais recomendadas para quem sofre de pressão alta, como é o caso do chester e do tender. O pernil e a leitoa, por sua vez, devem ser evitados. Lembre-se também que as frituras devem ficar de fora da ceia.

Dê preferência às carnes magras e assadas. (Foto: Divulgação)

Acompanhamentos ideais

O arroz integral é um ótimo acompanhamento para a ceia do hipertenso, pois ele não tem gordura e é rico em fibras. Ao invés de usar uma grande quantidade de sal para temperar, o recomendado é acrescentar salsinha, cebolinha e alecrim.

Coloque em prática as dicas de ceias para hipertensos e não comprometa a sua saúde. Boas festas!

Top