Dicas de café da manhã para quem está de dieta

Um café da manhã saudável e nutritivo é fundamental para o dia começar bem. Entretanto, várias pessoas não dão a devida atenção para essa…

Um café da manhã saudável e nutritivo é fundamental para o dia começar bem. Entretanto, várias pessoas não dão a devida atenção para essa refeição, devido a falta de tempo, por não se importarem com o assunto ou até mesmo por não saberem quais os alimentos mais indicados para o café da manhã. Segundo especialistas, esse momento é o mais importante, pois influencia de forma direta a disposição no decorrer do dia. Além disso, ele é essencial para quem deseja se ver livre dos “quilinhos extras”. Conheças algumas dicas de café da manhã para quem está de dieta.

O café da manhã deve ser variado e equilibrado. (Foto: divulgação)

Café da manhã ajuda a emagrecer

Sabe-se que uma refeição adequada e equilibrada pode ajudar o indivíduo a manter-se com o corpo ideal, livre do excesso de gordura e com as taxas de glicemia e colesterolemia dentro dos limites da normalidade. Para isso seja possível, é essencial que a pessoa realize pequenas refeições a cada três horas, pois quanto maior for o período que um indivíduo permanece em jejum, a sensação de fome se acumulará para a refeição seguinte. Como resultado, o indivíduo acaba consumido uma quantidade maior de alimentos, fazendo a dieta ir por água a baixo.

De acordo com as pesquisas sobre o assunto, começar o dia com uma refeição leve e balanceada é uma poderosa ferramenta contra a obesidade, e pessoas que tomam o café da manhã inadequado, possuem 10% mais chances de ganharem peso, devido a deficiência de nutrientes.

A importância do café da manhã

Como o café da manhã é a primeira refeição do dia e ocorre após o longo período de jejum durante o sono, ele tem grande importância na saúde das pessoas. Caso o organismo receba uma ingesta inadequada de alimentos nesse período, ele começa a utilizar massa muscular na tentativa de repor as energias perdidas. Como resultado, o indivíduo apresenta perda muscular associado a uma flacidez corpórea.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. (Foto: divulgação)

Perigos de não se alimentar pela manhã

Muitas pessoas reclamam que não sentem fome no período matutino. No entanto, especialistas explicam que o hábito de não se alimentar pela manhã faz com que o corpo utilize fontes alternativas de energia,  para que possa realizar o metabolismo fisiológico. Como resultado, o indivíduo pode apresentar:

  • Indisposição;
  • Cansaço;
  • Alteração de humor;
  • Retardo no raciocínio;
  • Fraqueza;
  • Desmaios.
Continuar Lendo  Shake caseiro para secar barriga

Dicas de café da manhã para ajudar na dieta

Após conhecer os benefícios que o café da manhã pode trazer ao indivíduo, separamos algumas dicas alimentares para um desjejum nutritivo. Pessoas com necessidades especiais, como

  • Frutas – qualquer tipo de fruta pode ser consumido durante o café da manhã. O ideal é que o indivíduo diversifique os nutrientes;
  • Sucos – o ideal é consumir os sucos naturais ou de polpa sem açúcar. Para obter os benefícios, eles devem ser feitos no momento do consumo, para que as vitaminas sejam aproveitadas;
  • Derivados do leite – para obter as vantagens, é necessário consumir três porções dos derivados, por dia;
  • Pães – o indivíduo que está fazendo dieta deve optar pelos tipos de pães ricos em sementes e fibras.

O jejum prolongado pode afetar a dieta, de forma negativa. (Foto: divulgação)

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Após conhecer mais sobre as dicas de café da manhã para quem está na dieta, basta segui-las e potencializar a perda de peso, sem abrir mão da saúde. Grupos com necessidades especiais devem se manter atentos, e vale a pena conferir sugestões de café da manhã para diabéticos, hipertensos e portadores de outros problemas de saúde, que poderiam se beneficiar com algumas alterações do cardápio.

Top