Dicas de boas maneiras em um aniversário

O aniversário é uma data muito importante, tanto para o aniversariante quanto para os seus convidados. No entanto, apesar de geralmente ser uma festa…

Por Editorial MDT em 13/12/2011

Você sempre será convidado para aniversários se tiver boas maneiras. (Foto: Divulgação)

O aniversário é uma data muito importante, tanto para o aniversariante quanto para os seus convidados. No entanto, apesar de geralmente ser uma festa informal, é preciso cumprir alguns protocolos para ser elegante nesses momentos. Por isso, aqui vão dicas de boas maneiras em um aniversário.

Em primeiro lugar, não se esqueça de comprar um presente, mesmo que a festa seja realizada em um local em que cada convidado pague a sua parte. É deselegante chegar sem um presente para o aniversariante. Então, mesmo que seja algo simples, não se esqueça de presenteá-lo. No entanto, se você for o aniversariante, abra os presentes na hora em que recebê-lo e, mesmo que não goste de um deles, faça cara de “paisagem” e agradeça com um sorriso.

Gostando ou não, sempre sorria ao abrir um presente de aniversário (Foto: Divulgação)

A hora mais divertida de um aniversariante certamente é a hora de cantar o parabéns. Nesse momento, vale tudo: gritar, assobiar e trocar a letra da música. Entretanto, não saia correndo em direção ao bolo assim que a música acabar, afinal, você foi à festa para prestigiar o aniversariante e não para comer. Do mesmo modo, não saia enchendo o seu prato de comida como se estivesse “morrendo de fome”. Os salgadinhos devem ser comidos um por um com guardanapos e tome cuidado com a bebida para não causar escândalos.

Quanto ao homenageado, ele pode bater palmas com os convidados para não ficar com as mãos soltas sem terem o que fazer e, na hora de cortar o bolo, deixar o primeiro pedaço reservado especialmente para aquela pessoa querida.

O primeiro pedaço é reservado para a pessoa mais querida. (Foto: Divulgação)

Após a festa, é de bom tom agradecer pelo evento. Sendo assim, envie uma mensagem pelo celular, por e-mail ou por alguma rede social. Por outro lado, se você foi o prestigiado, envie também mensagens de agradecimento. Contudo, lembre-se que ele deve ser feito um por um e não em uma mensagem única para todos os convidados, pois fica muito impessoal e deselegante. Por isso, seja criativo e agradeça com muito bom humor, relembrando passagens da festa.

Se você pretender levar alguém que não foi convidado à festa, avise o aniversariante com antecedência, porque às vezes, ele não está preparado para receber pessoas a mais. Portanto, nunca apareça em uma festa com pessoas que não estão no convite sem que o anfitrião saiba.

Com essas dicas de boas maneiras em um aniversário, você não pagará nenhum mico nas festas para as quais for convidado e mostrará a todos que é muito bem educado. Desse modo, será sempre lembrado como uma pessoa com boas maneiras e, por isso, será convidado para as festas de todos os seus amigos.

 

 

Top