Dicas de beleza pós-parto

A gravidez é um momento mágico que marca para sempre a vida da mulher, não apenas pela chegada do filho tão sonhado, mas também por…

Alguns cuidados essenciais podem garantir a beleza após o parto

A gravidez é um momento mágico que marca para sempre a vida da mulher, não apenas pela chegada do filho tão sonhado, mas também por causar mudanças no corpo que serão lembradas por toda a vida. A verdade é que todo o corpo e a aparência da mulher se alteram para recepcionar esta nova vida, os seios crescem, o peso aumenta, inchamos, mas além disso algumas coisas extremamente desagradáveis também acontecem, como o aparecimento dos vazinhos ou as estrias de gravidez.

Não há nada mais encantador do que aquela barriguinha de grávida, após o nascimento do bebê, algumas marcas ficam para sempre e só podem ser atenuadas, outras aparecem com os cuidados com o bebê e podem causar desconforto, mas isso não é motivo para desespero. Algumas dicas mostram como é possível se manter linda e radiante mesmo após o corpo sofrer tantas mudanças.

Como cuidar das estrias

Alguns cuidados básicos podem impedir as estrias, mas quando elas aparecem, existem tratamentos para diminuí-las

Uma das principais preocupações das futuras mamães está no aparecimento de estrias, as tão terríveis marcas que aparecem na pele são cicatrizes no tecido da pele após serem esticados pelo crescimento rápido do feto.

As estrias aparecem quando há um ganho muito rápido tanto de peso quanto de medidas, por este motivo para as grávidas costumam aparecer em especial na barriga e nos seios. Alguns cuidados quando o corpo começa a se modificar podem diminuir radicalmente o número delas, como o uso constante de hidratantes a base de leite e óleos como o de amêndoas. Para quem deseja ir um pouco além, alguns tratamentos chegam a diminuir até mesmo 80%  do tamanho delas, deixando-as praticamente invisíveis e podem ser feitos já na segunda semana após o parto.

A dica é consultar seu médico que pode prescrever cremes a base de ácido retinoico (0,1%), associado a cremes que fazem a vez de peelings corporais. Outra solução  está em injeções semanais de vitamina C ao longo das marcas, porém é importante lembrar que as aplicações deverão ser feitas em consultórios por médicos especializados.

Para quem deseja um resultado rápido e pode pagar por isso o uso de radiofrequência estimula o crescimento do tecido cutâneo onde as marcas estão. Para este tratamento uma única seção é o suficiente.

Vazinhos, flacidez e olheiras, como lidar com eles

Com o tempo e tratamento certo é possível eliminar vasinhos, flacidez e olheiras

Entre os outros sinais da gravidez que devem receber atenção especial estão os vasinhos e o problema da flacidez.

Começando pelos vasinhos é preciso primeiro entender como surgem. Durante a gravidez a barriga cresce, pressionando as veias que passam por trás da pele. Os vasinhos acabam aparecendo e são um sinal da má circulação sanguínea causada pelo inchaço e excesso de peso. Geralmente as veias que estão apenas distendidas retornam ao lugar e os vasinhos desaparecem em até dois meses após o parto. Os que tiverem rompido só desaparecem com cirurgia lazer.

Quanto a flacidez que fica é importante lembrar que geralmente ela tende a desaparecer até 6 meses após o parto, principalmente para as mães que se alimentam bem e que praticam exercícios localizados, após passado o período de 40 dias caso não tenham ocorrido complicações no parto. Este prazo é válido inclusive para mulheres que se submeteram a cesariana.

Para a pele flácida da barriguinha existem duas alternativas que resolvem facilmente. Terapia com radiofrequência em casos mais leves e massagem linfática, que pode ajudar a retração da pele com maior velocidade.

Já para os seios, o mais comum é que diminuam de tamanho após passado o período de amamentação. Se eles não diminuírem, exercícios de musculação ajudarão a recuperar o volume, mas para os casos em que ficarem caídos a única solução é a cirurgia.

Outra reclamação bem comum para quem acaba de dar a luz é sobre o aparecimento de olheiras. Porém, estas se devem ao fato das noites mal dormidas. Cremes para os olhos e o uso de corretivos são o bastante para ajudar nesses casos.

Pele, cabelos e unhas

Com fortalecedores as unhas podem permanecer lindas e fortes mesmo após o parto

Durante a gravidez é comum as unhas se tornarem fortes assim como os cabelos, além da pele ficar absolutamente linda, o que no conjunto deixa a gestante com aquela aparência saudável e viva, mas da mesma forma que isso acontece, a pele tende a ressecar, em especial a das mãos e unhas, e os cabelos enfraquecem após o parto.

Para as unhas, um esmalte fortificante ou o famoso tônico para unhas conhecido como casco de cavalo deve resolver, mantenha o hábito de fortalecer as próprias unhas até que ela retorne ao normal. Para cuidar dos cabelos e mantê-los lindos como se ainda estivesse grávida, o uso de cremes de tratamento fortificantes deve evitar a queda e promover o brilho e maciez desejados.

E por último, ao cuidar da pele prefira sabonetes hidratantes ou glicerinados. O uso de hidratantes corporais a base de silicone deve ajudar a manter a pele suave e macia. O cuidado especial deve ser dado às mãos pois com o excesso de lavagem que ocorre na hora de cuidar do bebê é possível que você desenvolva um eczema ou desidrose, então mantenha a pele sempre hidratada.

Se mesmo com todos os cuidados para manter uma aparência divina você ainda desejar fazer uma cirurgia plástica, vale lembrar que qualquer operação estética só poderá ser feita após 3 meses do final da amamentação, no mínimo. Isto porque até que os 3 meses passem o corpo ainda estará sob efeito de hormônios. E lembre-se que antes de qualquer tratamento é preciso consultar um médico, para não influenciar no desenvolvimento do seu bebê.

Agora é aproveitar estas dicas e se manter linda, afinal, você merece.

Top