Dicas de bebidas saudáveis para o café da manhã

O café da manhã assume papel essencial na saúde e no bem-estar das pessoas. Ele é responsável por fornecer energia para as primeiras horas…

O café da manhã assume papel essencial na saúde e no bem-estar das pessoas. Ele é responsável por fornecer energia para as primeiras horas do dia e aumenta a disposição para realizar as primeiras tarefas da rotina.

O iogurte é uma ótima opção para o café da manhã. (Foto:Divulgação)

A importância do café da manhã

Quando as pessoas pulam o café da amanhã e ficam se comer até o almoço, elas estão prejudicando o próprio organismo. A renúncia causa queda na glicemia, resultando em tonturas, indisposição, fraqueza e sonolência.

Diversas são as desculpas alegadas para pular o café da manhã, como falta de tempo, preguiça de preparar algo e até mesmo vontade de emagrecer. No entanto, nada justifica deixar de fazer a principal refeição do dia.

Bebidas saudáveis para o café da amanhã

Confira a seguir uma seleção de bebidas que podem deixar o café da manhã mais nutritivo:

Iogurte: este derivado do leite é rico em proteínas e uma preciosa fonte de cálcio. Sua ingestão diária é capaz de prevenir problemas ósseos, como a osteoporose.

Vitamina: esta bebida pode se transformar em uma refeição completa, desde que a combinação de ingredientes seja capaz de fornecer os nutrientes que o corpo precisa. Maça e cereais, banana e frutas vermelhas, mamão e aveia, cenoura e laranja são algumas parcerias poderosas.

A vitamina é nutritiva e dá energia para o dia todo. (Foto:Divulgação)

Além das propriedades das frutas, as vitaminas também podem contar com os nutrientes do leite e dos cerais. O leite, como já foi dito, garante mais cálcio para o organismo. Já os cereais são ricos em fibras, substâncias estas que atuam no bom funcionamento do intestino.

Chás: seja de erva-cidreira, erva-mate ou camomila, o chá é uma ótima bebida para iniciar o dia. Ele é diurético e contém propriedades antioxidantes.

Leia Também:  Síndrome da boazinha: o que é

O chá de erva-cidreira ameniza a ansiedade e possui propriedades calmantes. Já o de erva mate combate o colesterol ruim e o envelhecimento precoce. A camomila também pode ser usada para preparar um delicioso chá no café da manhã, afinal, ela estimula o sistema imunológico.

Sucos naturais: estas bebidas são preparadas com frutas, que são ricas em vitaminais e minerais. Estes nutrientes agem como antioxidantes no organismo e previnem o envelhecimento.

O suco natural tira o que há de melhor nas frutas. (Foto:Divulgação)

Água de coco: além de matar a sede, esta bebida tem uma série de nutrientes que fazem bem à saúde, como vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos e antioxidantes.

Café: famoso pelo seu efeito estimulante, o café deixa as pessoas animadas para começar o dia. A bebida também ajuda a aliviar dores musculares, melhora a memória e alivia a constipação.

Uma xícara de café faz bem pela manhã, mas é importante não exagerar na quantidade da bebida. O excesso pode fazer mal para o estômago e dar dor de cabeça.

Top