Dicas de alimentos para hipertenso

PUBLICIDADE

Um dos problemas de saúde mais comuns dos dias de hoje certamente é a hipertensão. A pressão alta é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais, sendo que hoje esses números são de 120/80 mmHg. Os riscos associados a essa elevação são consideráveis: infartos, derrames, insuficiência cardíaca, entupimentos e obstrução das artérias e vários outros de acordo com outros problemas de saúde que seu portador possa ainda ter. Tudo isso em silêncio porque nem sempre há sintomas visíveis. Muitas vezes o problema é descoberto apenas em check-ups ou exames de rotina.

Se você é hipertenso ou conhece alguém que sofra desse mal, provavelmente sabe que essas pessoas devem tomar certos cuidados. O tratamento contra a pressão alta pode incluir o uso de remédios, porém a grande arma contra ela está justamente nos atos cotidianos, no estilo de vida. E isso certamente inclui a alimentação. Caso você não tenha esse problema também é bom manter-se atento, pois esses cuidados são válidos em quaisquer circunstâncias e os mais indicados para quem procura uma vida mais saudável.

Alimentos para hipertensos: quais são?

PUBLICIDADE


É importante em primeiro lugar ter a consciência de que a hipertensão é uma doença crônica e que até o momento não tem cura, porém existe tratamento. Como já foi mencionado anteriormente a alimentação é um fator importante na manutenção do controle da pressão arterial, fazendo com que seja importante prestar mais atenção no que vai a mesa e principalmente ao prato.

A primeira coisa que vem a mente quando falamos sobre a dieta recomendada ao hipertenso é a quantidade do sal dos alimentos. É que o excesso de sal no organismo propicia o acúmulo de líquidos nos vasos sanguíneos, aumentando a pressão em seu interior. Por isso é preciso maneirar em seu uso. No momento da preparação das refeições dê lugar para outros temperos naturais: alho, salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho são boas pedidas.

Falando em temperos, os industrializados como catchup, mostarda, molho shoyu e caldos concentrados também devem diminuir a frequência com que surgem no cardápio de pessoas com pressão alta. Também devem ser evitados os alimentos enlatados devido aos conservantes: coisas como picles, azeitona, aspargo, patês e palmito, enlatados como extrato de tomate, milho e ervilha pois são alimentos conservados em sal.

Alimentos com alto teor de gordura e frituras também devem ter o consumo restringido como pele de galinha, toicinho e bacon, assim como açúcares e doces e bebidas alcoolicas em excesso.

Pode parecer uma dieta restritiva demais, porém não é. Basta saber que há outros sabores além dos que estamos acostumados a consumir por força da comodidade. Os legumes, verduras, frutas e carnes magras são mais saudáveis, são saborosos e também trazem mais benefícios à saúde. Trata-se apenas de uma questão de hábito das quais todos podem tomar parte.

PUBLICIDADE

De qualquer modo é importante que as orientações a respeito de dietas sejam fornecidas por profissionais, pois o tratamento da hipertensão pode variar de acordo com cada paciente. Ele também poderá ajudar na elaboração de um cardápio adequado. Siga todas as orientações e garanta mais equilíbrio para sua vida.

Leia também:

1 comentário

  • Super recomendo. Explicações simples e práticas. Adorei

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.