Dicas de alimentação para quem tem refluxo gástrico

Ficar por dentro das dicas de alimentação para quem tem refluxo gástrico é algo primordial para as pessoas que sofrem dessa doença, que se…

Ficar por dentro das dicas de alimentação para quem tem refluxo gástrico é algo primordial para as pessoas que sofrem dessa doença, que se caracteriza pela azia, má digestão e desconforto após as refeições, entre outros sintomas.

O refluxo gástrico pode acometer homens e mulheres, de várias faixas etárias (Foto: Divulgação)

Também chamada de refluxo gastroesofágico, a doença consiste no “vazamento” de suco gástrico, outros tipos de líquidos e até mesmo pequenos pedaços de alimentos que estavam no estômago e voltam para o esôfago, podendo causar dores, irritações e lesões mais sérias, se não for tratada.

A causa mais comum do refluxo gástrico é a hérnia hiatal, que consiste na abertura e no alargamento do hiato, permitindo a passagem das substâncias citadas para o esôfago, problema que pode ser tratado com medicamentos, em conjunto com mudanças nos hábitos alimentares.

Cardápio saudável para quem tem gastrite

Alimentos que causam acidez estomacal

Dicas de alimentação para quem tem refluxo gástrico

Os peixes são uma boa pedida para quem sofre com a doença (Foto: Divulgação)

Tendo isso em mente, quem sofre com a doença do refluxo deve reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura, que passam mais tempo no estômago e podem piorar os sintomas, bem como evitar a ingestão de bebidas gasosas, que aumentam o desconforto. Álcool e cigarro também devem ser evitados.

Alimentos que irritam o estômago, como frutas cítricas, café, tomate, molhos à base de tomate, picles, chocolates, embutidos, alimentos picantes, bebidas com cafeína, menta e hortelã, também precisam ter o consumo reduzido drasticamente, pois ajudam a desencadear os sintomas do refluxo.

A dieta para refluxo gastroesofágico deve incluir alimentos ricos em fibras (pães integrais e cereais, por exemplo), frutas frescas e vegetais, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e evitam a prisão de ventre, que agrava a hérnia devido à dilatação do abdômen.

Continuar Lendo  Alimentos que pioram os sintomas do refluxo

Leite desnatado, carnes magras, peixes, frango, saladas, iogurte light, aveia, torrada integral, mamão, melão, caju, queijos pobres em gordura, leite de soja, farelo de trigo e pera são outras boas opções de alimentação para quem tem refluxo.

Outras sugestões

Os alimentos ricos em fibras também são ótimos (Foto: Divulgação)

Além do que pode e do que não se pode comer, quem sofre com a doença deve ainda ficar atento a outras situações, como: evitar comer com pressa, reduzir o peso (caso esteja acima das medidas ideais), reduzir o estresse, fazer refeições menores e não usar roupas ou cintos apertados.

Outras dicas interessantes são evitar comer de duas a três horas antes de ir dormir, não se exercitar ou se curvar após as refeições, elevar a cabeceira da cama em torno de 15cm e equilibrar o número de refeições e lanches ao longo do dia.

Top