Dicas caseiras para acabar com pulgas

Quem tem animais de estimação, com certeza já passou pelo problema de encontrar pulgas no bichinho. Essa praga acomete cães e gatos, sendo muito…

Quem tem animais de estimação, com certeza já passou pelo problema de encontrar pulgas no bichinho. Essa praga acomete cães e gatos, sendo muito difícil de ser contida. A dificuldade está na velocidade e facilidade com que elas se reproduzem. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas caseiras para acabar com pulgas.

As pulgas acometem cães e gatos. (Foto: divulgação)

As pulgas

Existem cerca de duas mil espécies de pulgas. Há aquelas que preferem cães e gatos, mas também existem outras que atacam os humanos. As pulgas são insetos, parasitas que vivem no organismo de alguns animais e se alimentam de sangue quente.

Esses parasitas se reproduzem em uma velocidade incrível. Dois dias após o cruzamento, cada pulga coloca mais de vinte ovos por dia e por volta de sete dias depois, as novas pulgas já estão prontas para se reproduzirem também.

Os animais podem pegar pulgas durante os passeios. Depois, o maior problema é quando o animal chega em casa e as pulgas encontram locais para se proliferarem, como tapetes e carpetes. Não adianta tratar somente o animal, em uma grande infestação, é necessário cuidar de todo o ambiente no qual ele vive.

As pulgas provocam coceira do animal de estimação. (Foto: divulgação)

Dicas caseiras para acabar com pulgas

1. Desinfetar o animal: aplique no bichinho um produto anti-pulgas de longa duração e deixe agir durante o tempo indicado. Em seguida, dê um banho no animal, usando também um shampoo anti-pulgas. Para finalizar, seque-o bem.

2. Desinfete o ambiente: na maior parte dos casos o animal transporta apenas uma pequena quantidade de pulgas. É no ambiente em que ele vive que deve-se ter mais atenção, pois elas deixam seus ovos em qualquer lugar esperando a altura certa para saltar em seus hospedeiros. O ideal é aspirar o ambiente, como tapetes e carpetes. Uma lavagem dos objetos do animal também pode ajudar a solucionar o problema. Aplique um spray para eliminar pulgas do ambiente e borrife em toda a casa.

Leia Também:  Catarata em cães: como tratar

3. Solução caseira: prepare uma solução contendo 1 litro de álcool, 30 pedras de cânfora, 1 pacote de cravo-da-índia e 1 copo de vinagre branco. Misture todos os ingredientes e deixe descansar por alguns minutos. Em seguida borrife sobre o animal e o envolva com uma toalha. Espere secar e no final veja se as pulgas saíram do animal.

O uso de produtos anti-pulgas é essencial para acabar com o problema. (Foto: divulgação)

As pulgas acometem principalmente cães e gatos, devendo ser tratadas, já que podem comprometer a saúde do animal. Os remédios caseiros contra pulgas  podem ajudar a solucionar o problema. Manter o seu bichinho de estimação livre das pulgas é indispensável. Aposte nas dicas citadas acima para acabar com as pulgas.

Top