Dicas caseiras para acabar com carrapatos

A infestação por carrapatos no cachorro, além de causar grande incômodo para o bichinho, devido a coceira, pode provocar anemia e transmitir doenças como…

A infestação por carrapatos no cachorro, além de causar grande incômodo para o bichinho, devido a coceira, pode provocar anemia e transmitir doenças como erliquiose e babesiose. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas caseiras de como eliminar carrapatos.

Os carrapatos podem causar anemia nos cães. (Foto: divulgação)

Carrapatos em cães

O carrapato é um inseto que se alimenta de sangue animal. Em casos de grandes infestações, o cão pode sofrer anemia. Porém, não é necessária uma grande quantidade de carrapatos para que doenças como babesiose e anaplasmose sejam transmitidas. Em muitos casos, um ou dois carrapatos que estejam infectados por protozoários causadores de enfermidades são o suficiente para o que cão contraia uma dessas doenças.

O controle do carrapato deve ser constante e qualquer sinal de falta de apetite, febre, mucosas pálidas, apatia, são motivos para levar o animalzinho ao veterinário para realizar alguns exames. Quando diagnosticadas precocemente, essas doenças são tratáveis. Caso contrário podem levar o animalzinho à morte.

Os carrapatos podem acometer cães e gatos. (Foto: divulgação)

Dicas caseiras para acabar com carrapatos

1. Os banhos com carrapaticidas são ótimas opções para acabar com esse problema. Em casos de grandes infestações, deve-se repetir os banhos a cada 15 dias;

2. Os animais de pelos longos devem ser tosados no verão, período em que o calor e umidade fazem com que os carrapatos se proliferem;

3. Aplique carrapaticida nos canis, casinha dos cães, plantas e canteiros. Aplique em toda a casa para evitar que o inseto se prolifere;

4. Caso encontre um carrapato no cãozinho, retire-o imediatamente. Procure a presença de mais carrapatos no pelo;

5. Lave com frequência os abrigos dos animais domésticos, passando desinfetante após a lavagem;

Continuar Lendo  Raça Mastiff Tibetano: preço, fotos

6. Vede frestas e buracos em pisos, especialmente do ambiente onde o animal vive;

7. Consulte o veterinário para avaliar melhor o caso antes de dar início ao tratamento caseiro.

O cãozinho deve tomar banho com carrapaticidas. (Foto: divulgação)

Os carrapatos podem acometer vários animais, principalmente os cães. Eles se alimentam do sangue do bichinho, podendo causar doenças como anemia. As receitas naturais contra carrapatos  são excelentes opções para acabar com o problema. Além disso, é preciso ter alguns cuidados em casa para exterminar os carrapatos.

Top