Dicas Caseiras Contra o Ressecamento Labial no Inverno

O inverno judia muito da nossa pele por causa do frio, que resseca principalmente a pele do rosto. A parte mais sensível da nossa…

O inverno judia muito da nossa pele por causa do frio, que resseca principalmente a pele do rosto. A parte mais sensível da nossa face são os lábios, que têm a pele mais fina. Portanto, eles ficam facilmente ressecados quando expostos ao frio intenso. Para tanto, é preciso protegê-los e evitar algumas manias que adquirimos ao sentirmos os lábios secos.

Uma delas é passar a língua sobre os lábios quando esses estão secos. Momentaneamente, parece que os hidratamos, porém, estamos piorando o seu estado. Isso porque a nossa saliva possui alguns ácidos que vêm do estômago para digerir os alimentos. Então, esses ácidos causam um ressecamento ainda maior nos lábios, que são muito delicados.

Outra mania é retirar a pelinha que fica saliente quando os lábios estão ressecados. Mesmo que ela incomode, tente não retirá-la, pois você poderá criar machucados nos lábios, que causarão muita ardência na região. Para que isso não aconteça, passe protetores labiais ou manteigas de cacau.

Um hábito que faz mal à nossa saúde e, principalmente aos lábios, é o fumo. No cigarro, há inúmeras toxinas que prejudicam todo o nosso organismo. Como o cigarro é colocado diretamente na boca, ele queima os lábios, sendo o segundo maior responsável pelo câncer na boca, após o sol.

Em casa, uma vez por semana, faça uma esfoliação labial, que pode ser feita com produtos específicos encontrados em farmácias ou em perfumarias ou com receitas caseiras.

Uma das dicas caseiras contra o ressecamento labial é fazer a esfoliação misturando mel ou iogurte com um pouco de açúcar. Os ingredientes devem ser bem misturados e passados sobre os lábios em movimentos lentos e circulares. Deixe que a mistura aja por 15 minutos na região e depois retire-a com água gelada. Instantaneamente, você sentirá os seus lábios mais macios e hidratados.

Leia Também:  Maquiagem para disfarçar pele vermelha do sol

Outra receita caseira é feita com fubá ou aveia em farinha ou em flocos finos misturado com água filtrada até formar uma papa. Esse creme deve ser passado nos lábios de forma que os massageie circularmente por 2 minutos. Em seguida, enxágue a região e hidrate-a com o seu produto de preferência.

O maior segredo para manter os lábios sempre hidratados e macios é hidratá-los constantemente, seja com um hidratante labial como com uma manteiga de cacau. Os produtos mais indicados são a manteiga de cacau e a vaselina, que criam uma camada protetora que impede que a água saia dos lábios. Se você não tiver nenhum desses produtos em casa, use um pouco de azeite ou qualquer outro óleo vegetal para criar tal película. Faça isso a cada 2 horas, pois a película sai dos lábios facilmente, seja pela exposição ao vento, ao frio ou à poluição quanto pela alimentação.

Porém, o mais importante é hidratar-se de dentro para fora. Para tanto, beba muita água, mesmo que não esteja com sede. O ideal é beber entre 2 e 3 litros de água diariamente. Assim, não apenas os seus lábios estarão bem hidratados como todo o seu corpo.

Os lábios são a parte que mais chamam a atenção no rosto, pois eles são sensuais. Por isso, trate-os muito bem para que não fiquem ressecados nesse inverno com as nossas dicas caseiras contra o ressecamento labial.

Top