Diastemas: o que são, tratamento

Enquanto algumas pessoas podem encarar como defeito de beleza, outras acham super charmoso e adoram. Entretanto, todo mundo concorda que os diastemas não passam…

Enquanto algumas pessoas podem encarar como defeito de beleza, outras acham super charmoso e adoram. Entretanto, todo mundo concorda que os diastemas não passam desapercebidos. Confira mais sobre essa característica que pode fazer toda a diferença no visual e saiba o que são os diastemas e qual o tratamento.

Georgia May Jagger assumiu o diastema e fez dele sua marca registrada. (Foto: divulgação)

O que é o diastema

O diastema é o afastamento entre os dentes centrais da maxila, que se torna bastante evidente durante o sorriso. Essa alteração comumente se torna o foco da atenção no visual, pois está localizada exatamente no meio do rosto.

A causa mais comum de diastema é a permanência do freio labial, que une a maxila ao lábio e deveria retroceder de modo que não atrapalhasse a dentição. Apesar de ser uma característica relativamente comum entre as crianças, a maioria acaba retrocedendo espontaneamente à medida que o indivíduo cresce e ocorre a evolução da dentição.

Nos casos de pessoas em que o diastema não regride, a causa costuma ser outra, como a presença de dentes extras que não nasceram ou até mesmo defeitos com a oclusão ou pressão da língua sobre os dentes.

A estética do diastema não agrada a todos. (Foto: divulgação)

Tratamentos para o diastema

Quando o diastema ocorre devido à pressão nos dentes, que pode ser contatado por uma isquemia na região da papila ao tracionar o lábio, o problema pode ser facilmente resolvido ou pelo menos amenizado com a remoção do freio.

Também é possível realizar uma intervenção com o uso de aparelhos ortodônticos, que reposicionam os incisivos laterais e caninos de maneira adequada, de forma que acabam levando os dentes incisivos centrais para o lugar correto. Em casos mais extremos, como quando há alterações ósseas na região, a única solução é optar pela cirurgia corretiva.

Leia Também:  Como consumir chocolate, sem engordar

Outra forma de tratamento estético para diastema, que apresenta resultados bastante satisfatórios, é a adição de resina, que passam pelo processo de fotopolimerização para que se unam aos dentes. O resultado é um aumento do volume dental, corrigindo o problema estético.

Por que as pessoas tratam o diastema

O diastema não pode ser considerado uma doença, e o principal fator que faz indivíduos procurarem resolver essa característica é a estética. Nem todo mundo se sente confortável com um sorriso diferente e acham que o espaço entre os dentes enfeia o visual.

Existem vários tratamentos para o diastema. (Foto: divulgação)

Contudo, muitas beldades assumiram de vez o sorriso diferente, e ao invés de se envergonharem pela abertura entre os dentes da frente, fizeram disso sua marca registrada, como é o caso de Anna Paquin, Brigitte Bardot, Lara Stone, Georgia Jagger e muitas outras celebridades.

 

Top