Diabetes descontrolada: entenda os riscos

As complicações da diabetes são doenças que podem ocorrer ao indivíduo diabético por consequência da falta de controle da glicemia (açúcar no sangue). Em…

As complicações da diabetes são doenças que podem ocorrer ao indivíduo diabético por consequência da falta de controle da glicemia (açúcar no sangue). Em geral, esse excesso de glicose ocasiona danos irreversíveis ao corpo, estando diretamente relacionada com alguns problemas dos vasos sanguíneos. Diabetes descontrolada: entenda os riscos.

O controle da diabetes é muito importante para prevenir as consequências do problema. (Foto: divulgação)

Diabetes descontrolada: entenda os riscos

Separamos abaixo alguns exemplos de complicações que estão diretamente relacionadas, com o descontrole da diabetes. São elas:

  • Sistema nervoso central

A complicação atinge diretamente as células nervosas, inclusive os nervos periféricos. Os sinais e sintomas da diabetes estão relacionados a alteração da sensibilidade, da temperatura e da dor nos membros tanto superiores, quanto inferiores.  Nos casos mais graves, o indivíduo pode apresentar perda total da sensibilidade protetora dos pés, colaborando com o aumento da incidência de feridas e ulcerações nesses locais. Além disso, o mau controle pode atingir o metabolismo, aumentando as chances de ocorrência de fatores de risco cardiovascular, devido a maior propensão de desenvolver obesidade e colesterol alto. O descontrole também pode atingir outros sistemas, como o digestório, o urinário e o reprodutor, ocasionando diversas alterações ao corpo do indivíduo.

  • Olhos

São diversas as complicações relacionadas à visão. Entre elas, podemos citar a retinopatia e a cegueira. Qualquer um dos problemas possui relação direta com o acometimento dos vasos sanguíneos do olho. Dessa forma, a melhor forma de prevenção dessas doenças é através do controle da diabetes, além da realização do exame de fundo de olho, pelo menos, uma vez ao ano.

O diabetes descontrolado pode ocasionar diversas doenças ao organismo. (Foto: divulgação)

  • Sistema cardiovascular

A maior parte dos problemas cardiovasculares ligados ao diabetes tem relação direta com a obstrução parcial ou total das artérias do corpo. Isso ocorre porque as altas taxas de glicemia aceleram a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. Como consequência aumentam os riscos de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e doença vascular periférica.

  • Pés

O pé diabético é uma das consequências mais temidas dos indivíduos portadores dessa doença. Esse problema é uma consequência de uma associação da neuropatia periférica sensitivo motora (falta de sensibilidade e problemas no movimento das extremidades), doença vascular periférica (problemas na circulação sanguínea) e ulceras nos pés.

  • Rins

Como já foi visto, as taxas de glicemia descontroladas por um longo período, podem causar danos nas veias e nos capilares dos rins. Como resultado, ocorre o desenvolvimento de problemas renais pela dificuldade na filtração do sangue, o que afeta a eliminação de toxinas e da glicose do organismo. Caso não aconteça o controle do diabetes, o indivíduo diabético poderá ser submetido a realização de dialise, pela falência renal.

  • Dentes

O descontrole da diabetes também pode levar a doença periodontal, que é uma inflamação da gengiva e que merece tratamento o quanto antes. Caso isso não aconteça, pode ocorrer a perda dentária.

O diabetes é uma doença crônica e que necessita de tratamento adequado. (Foto: divulgação)

Diabetes Controlada é um dos programas que ajudam a controlar a Diabetes.

Sinais e Sintomas da Diabete descontrolada

diabetes é uma doença crônica e que necessita de acompanhamento especializado. Isso porque ela pode ocasionar diversas consequências à vida do individuo, podendo levar à morte, quando não adequadamente tratada. Vale a pena ressaltar que a diabete pode estar associada a outras doenças e isso afeta ainda mais a saúde dos diabéticos.






Top